Os tablets vem dominando o mercado, a cada dia que passa mais usuários compram um tablet para tanto uso caseiro como empresarial. Porém, como acontece em toda novidade tecnológica, existem as empresas que criam tablets e os vendem por preços baixíssimos.

Comprar um tablet exige praticamente o mesmo cuidado ao se comprar um computador, então se você está pensando em comprar um tablet por menos de  R$ 600,00, por exemplo, você não terá um bom desempenho e com certeza o que saiu barato a princípio, sairá caro depois.

 

O que devo saber antes de comprar um tablet

Primeiramente, para que você quer um tablet? Em um tablet é possível acessar a internet, jogar, utilizar suíte de aplicativos para escritório, visualizar suas imagens e vídeos, escutar suas músicas, enfim, praticamente tudo que um notebook pode lhe proporcionar sendo que em menor tamanho e mais agilidade devido ao touchscreen.

Porém você deve saber que em um tablet não existem leitores de CDs/DVDs, você não poderá fazer upgrades de hardwares e o principal: o sistema operacional utilizado em tablets tem como base os processadores ARM, fazendo com que eles sejam parecidos com os sistemas de smartphones, com destaque ao Android. Ou seja, você não poderá instalar programas feitos para Windows 7, por exemplo, em seu tablet.

Como escolher um tablet de qualidade

Siga o @ManualdaTecno no Twitter!

O fato de um tablet não usar sistemas operacionais como Windows 7 não é necessariamente um ponto negativo. Os sistemas Android, da Google, ou iOS, da Apple, já tem uma vasta quantidade de aplicativos que são suficientes para se igualar aos programas para sistemas operacionais “comuns”.

Uma curiosidade, é que a Microsoft fez o Windows 7 Phone, que seria uma versão do Windows 7 para processadores ARM, ou seja, para tablets e smartphones, porém infelizmente ele não chega nem perto do Android ou do iOS.

A conexão com a internet em um tablet é realizada através do Wi-Fi e/ou 3G. Existem também maneiras de compartilhar a internet via USB ou Bluetooth.

 

Por que não comprar um tablet barato

Por que não comprar tablets baratos

  • Os hardwares são de baixa qualidade, quebrando rapidamente, principalmente as telas;
  • Em relação ao design, são cópias mal feitas dos iPads;
  • Problemas com seu tablet? Pense em tudo menos em pedir ajuda a uma assistência técnica, que não existe para tablets de marcas desconhecidas;
  • O principal problema é em relação a versão do Android, que além de vir com versões antigas (assim você não pode executar diversos aplicativos), também não é possível atualiza-la.

O ditado popular “o barato sai caro” já explica o porque não comprar um tablet com um preço a princípio atraente.

 

Como escolher um tablet

Agora que você já sabe tudo que precisava saber antes de comprar um tablet, vamos a parte mais importante de nossa postagem: Como escolher um tablet. Como já dissemos, os preços sempre vão ser acima de R$ 600,00, não faça a besteira de comprar um tablet por menos que isso, lembre-se: Um tablet não é um smartphone gigante, e sim um notebook mais compacto e ágil, portanto, estamos ensinando a comprar um verdadeiro tablet, e não uma cópia de um smartphone com uma tela maior.

Para ter certeza que você está fazendo uma boa compra, um tablet de qualidade deve ter no mínimo:

  • Display Touchscreen de 7″ com resolução de 1024 x 600;
  • Memória interna de 4GB;
  • Extensão para cartão de memória de 32GB;
  • Android 2.2 ou, no caso dos iPads, iOS (nesses sistemas já são incluídos MP3 Player, GPS, etc);
  • Ambientes sem fio: Wi-Fi e Bluetooth (caso você for utilizar internet 3G, verifique se o tablet tem suporte);
  • Câmera de 3MP;
  • Processador de 1 GHz.

Lembrando que essas são as características mínimas de um tablet para uso caseiro ou empresarial, qualquer tablet que não tenha algo passado acima pode ser uma furada. Pois com as características acima, você terá um bom desempenho, uma ótima quantidade de aplicativos tanto inclusos como adicionais, além de vários modos de se conectar a internet.

 

Recomendações

Não poderia faltar as recomendações de alguns tablets, não é mesmo? Veja abaixo os tablets que foram aprovados pela nossa equipe:

Samsung Galaxy

Praticamente todos os modelos da Samsung passam em nossos testes.

Samsung Galaxy

Acer Iconia

Recomendo apenas o modelo Acer Iconia c/ Android 3.0 Tegra 250 1GB RAM 32GB HD Wi-Fi 10″.

Acer Iconia

Motorola XOOM

Assim como o Samsung Galaxy, todos os tablets da Motorola são excelentes.

Motorola XOOM

iPad 2

Temos vários modelos de iPad 2, o que varia principalmente é a quantidade de memória interna, porém qualquer modelo comprado é garantido que você tem um tablet da melhor empresa: Apple.

iPad 2

Concluindo, esperamos ter ajudado para que você realize a melhor compra e não seja enganado comprando um produto de baixa qualidade.

Dúvidas? Recomendações? Quer saber se está fazendo uma boa compra? Comente!

Lucas Rezende Tedeschi – Equipe Manual da Tecnologia




Sobre o Autor

Lucas Tedeschi

Lucas criou o Manual da Tecnologia aos seus 14 anos, em 2009. Atualmente, o mantém muito mais como "hobby", porém de uma maneira profissional, escrevendo sempre o que lhe agrada.