A Sony chocou a indústria ao anunciar (clique para ver o anúncio) a primeira novidade para o seu console digna de se chamar next-gen: O Project Morpheus. O Headset traz a realidade virtual para o PS4, com diversas novidades e funções exclusivas para o console da Sony.

Será que a Sony acertou com o anúncio? O Aparelho rivaliza com o Oculus Rift? Quais são as especificações? Confira tudo isso nessa postagem especial sobre o novo acessório que veremos nas lojas de games em todo o mundo:

 

Primeiro acessório Next-Gen

Toda geração tem uma evolução que o define. A sétima geração de consoles teve como marco os sensores de captura de movimento, como o controle do Wii, o Playstation Move e o Kinect. Agora, todas as atenções estão voltadas para a realidade virtual e o que poderemos tirar de experiências com ela.

Segundo a Sony, todos os jogos produzidos para o Morpheus deverão ser exclusivos para o aparelho. Isso provavelmente acontece por conta da dificuldade de criar um jogo que funcione em dois modos de operação tão distintos. Por isso, pelo menos em primeiro momento, será mias difícil encontrar jogos AAA utilizando o Morpheus.

Mesmo assim, jogos como Outlast, com uma proposta first person, poderão ter uma imersão ainda maior. O controle pode funcionar tanto com o controle comum do PS4 como o move, indicando possibilidades incríveis, como jogos de esporte que necessitam também de interação com o ambiente.

8200369451822626-t640

Embora o modelo anunciado ainda não foi confirmado para ser o visual final do acessório, já dá para notar que ele é bem confortável e menor em relação a outros aparelhos de realidade virtual.

Além disso, ele dá suporte para um sistema de som ambiente 3D e também possui entrada para fones de ouvido.

Embora o foco seja para games, uma possibilidade é que filmes também possam ser rodados por meio do aparelho.

 

Especificações

O aparelho virá com uma tela LCD de 5 polegadas, com uma resolução de 1080 p e um campo de visão que simula quase que completamente o campo do olho humano.

Ele possui um sistema de som acoplado que, segundo a Sony, simula o ouvido humano, além de entradas para fone de ouvido. Conexão com o acessório é feita via HDMI e USB.

Ele necessitará da Playstation Camera para funcionar, embora ainda não se saiba se para todos os jogos ou é obrigação apenas para alguns. Nesse caso, pode ser apenas uma estratégia da Sony para vender mais sua câmera.

project_morpheus_alt

 

Opinião da mídia

Vários produtores e gigantes do mundo dos games usaram seu Twitter para manifestar empolgação em torno do Project Morpheus.

Entre eles, está o CEO da Gaikai, o vice-presidente da Epic Games, o CEO da Razer, um artista da Naughty Dog e, é claro, o criador do Oculus Rift.

Esse último, no entanto, foi um pouco mais ácido nos seus comentários. Segundo ele, é realmente excelente que a Sony esteja entrando no mercado, já que isso incentiva a competitividade. Mas também, pede para que a Sony não apenas copie a ideia e depois o largue, como fez com o Playstation Move, mas sim dê suporte para o aparelho.

Uma declaração irônica, mas que não deixa de ser verdade.

Vamos acompanhar o lançamento e mais novidades em breve. O que achou do Project Morpheus? Não deixe de comentar abaixo! Abraços, e até a próxima!