Leitores, desde que GT6 foi anunciado, muitas pessoas ficaram preocupadas com a qualidade do novo game da série. Afinal, GT 5 demorou anos para ser desenvolvido, mal esfriou e a Polyphone já anunciou um outro game da franquia!

É necessário também pensar que esse game provavelmente virá para a próxima geração, já que não faria sentido desenvolver um game tão complexo para deixá-lo apenas na geração anterior. Além do mais, Forza 5 está vindo com tudo, e DriveClub ainda não é um nome muito forte para conseguir bater de frente com o exclusivo da Microsoft.

Será que Gran Turismo conseguirá bater de frente com Forza? Vamos ver isso agora!

 

Comparativo complicado

Sim leitores, sabemos o que está falando agora. Porque raios estamos comparando GT6 e Forza 5 se GT ainda não foi confirmado para a oitava geração?

Leitores, eu lhes explico o porque. Temos que analisar qual dos simuladores exclusivos é o melhor, para começar a pensar estrategicamente nas compras para novembro. Afinal, GT6 é um game de PS3, e usando o serviço Gaikai pode ser usado no PS4!

Portanto, vamos começar!

 

Gráficos

Sim, novamente caímos na diferença gritante entre os hardwares. O problema é que na verdade essa diferença esconde um grande diferencial: FPS.

Embora GT6 inove por trazer um game que rode em 1080p, a versão demo de Forza 5 rodava em inovadores 60 FPS! Isso praticamente encerra o problema com lags, além de trazer um game bem mais fluído e belo para nós.

Forza Motorsport 5
Forza Motorsport 5

Além disso, Forza novamente trouxe um salto gráfico incrível! O Game, que já era belo, trouxe maior quantidade de detalhes, tanto na pista, quanto no cenário, quanto nos carros. Se um simulador é o que você quer, pelo menos investindo em Forza você terá um gráfico mais produzido.

Já GT, como dissemos em nossa análise, sofre com muitos problemas gráficos básicos, como a grama. Sabemos que é apenas uma versão Demo, mas vale lembrar que tudo que sabemos de Forza também vem de uma Demo.

Ou seja, Forza demonstra uma evolução gráfica impressionante na franquia, enquanto GT sofre com alguns retrocessos.

GT Academy 2013
GT Academy 2013

 

Qual o simulador supremo?

Em termos de jogabilidade, ambos os jogos são excelentes.  O problema aqui vai pelas coisas novas que eles trarão.

Pelas notícias já divulgadas, GT6 manterá a fórmula. GT Academy, após conseguir suas licenças terá que disputar diferentes campeonatos, terá mais de 1000 carros para escolher e não possui uma história para o corredor, sendo o game baseado simplesmente em correr.

Já Forza, além de suas características, está trazendo uma série de novidades. Será possível correr em carros da Fórmula Indy e Fórmula 1, alem de trazer o Drivatar, dito por muitos como o fim do Single Player como conhecemos.

O sistema salva seu modo de jogar, permitindo que seus amigos possam correr contra você mesmo que você não esteja controlando o carro. Se novidade e conexão social são coisas que você procura, então Forza 5 é uma ótima escolha.

Forza Motorsport 5
Forza Motorsport 5

GT Academy 2013
GT Academy 2013

 

Então porque trazer GT6 agora?

Como pudemos ver por meio desse comparativo, enquanto Forza trouxe diversas novidades e mecânicas inéditas para seu game, GT fica em sua zona de conforto trazendo um jogo com a mesma fórmula dos antecessores e ainda para uma plataforma “antiga”.

A Sony alega que é uma forma de encerrar o período do PS3 como console principal da companhia em grande estilo, mas se novidades consistentes não vierem no novo game da franquia quando ele tiver sido lançado, será apenas uma forma de ganhar dinheiro, e nada mais.

Resta agora esperar por mais novidades ou uma segunda versão demo, já que a primeira decepcionou bastante.

Fique ligado para mais novidades, e até a próxima!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos games? Então curta o Manual no Facebook, no Google + e no Twitter!


2017-10-01 22:06:37 -->