Olá leitores do Manual da Tecnologia! Como vocês sabem, o Manual está fazendo uma série de comparativos, e nada melhor que começar com PES VS. FIFA. Para verificar a postagem que comparava os dois games, clique aqui. Agora, essa postagem tem o intuito de comparar os dois modos que lhe permitem controlar uma equipe, passando por temporadas e formando a melhor equipe de todas.

Lembre-se também, para aproveitar totalmente o conteúdo do Manual, curtir o site no Facebook, dar +1 no Google + ou seguir o Manual no Twitter. Agora confira a postagem:

FIFA 13 vs PES 2013: manager

 

Diferenças filosóficas

Primeiramente, temos que comparar a proposta de ambos os modos. Como o Manual quer lhe dar informações técnicas que comparem as diferenças, e não evidenciar um melhor, nada como explicar de início a diferença mais básica dos modos.

Primeiramente, a Master Liga. Desde o início do modo, o objetivo é que você forme a melhor equipe do mundo, e ganhe dos melhores clubes de todos para se consagrar campeão. Com o passar dos tempos, a única mudança grande que ocorreu foi que a Liga não era mais personalizada, mas sim utilizado os campeonatos reais do mundo.

Já Manager Mode é diferente. A proposta não é que você tenha a melhor equipe do mundo, mas sim seja o melhor técnico do mundo. Por isso, é possível realizar transferências entre clubes e o controle do mesmo se restringe a formação e a jogadores.

Sabendo disso, escolha a proposta que mais lhe agrada.

Manager Mode FIFA 13

 

Jogadores

Novamente nos baseando na proposta, temos diferenças também nos jogadores do mundo. Em FIFA, quando um jogador se aposenta, ele nunca mais volta, e novos jogadores, muitos novos jogadores são gerados para suprir essa falta.

Como PES é crie o melhor time e ganhe de todo o mundo, sem se preocupar com realismo, os jogadores aposentados retornam com 17 anos e há poucos novos jogadores para serem renovados.

 

Ligas

Podemos basear as diferenças conceituais dos games também nas diferenças em números de liga no game. PES não precisa ter todas as ligas do mundo, somente as melhores, mesmo que ainda há algumas falhas doídas, como a Liga Alemã.

Já FIFA, por trazer o modo treinador, abusa de ligas, trazendo muitos clubes e muitos países para seu game.

Master Liga PES 2013

 

Gerenciamento dos Clubes

FIFA traz um menu complexo, com várias opções e sub-menus para gerenciar o seu time. O que dizer da janela de contratações, ou da categoria de base? Tudo por ser personalizado nos mínimos detalhes, para que você torne o clube mais parecido o possível com sua cara como treinador.

Já PES traz a proposta contrária. Os menus são simples, fáceis, a base vem pronta, os jogadores para contratação vem até com as chances de contratação, para que tudo que você tenha que se concentrar é no jogo de futebol.

Comparamos as duas propostas dos games leitores, e queremos saber de vocês, qual proposta é a melhor?

 [poll id=”26″]

Espero que tenham gostado. Não deixem também de comentar no Facebook, no Google + ou no Twitter com opiniões e sugestões para o Manual. Abraços, e até a próxima:

Marcelo da Silva – Equipe Manual da Tecnologia