Ano novo, vida nova, mais um console da Nintendo, e como é de praxe, mais um Super Mario anunciado, para fortalecer a Line-Up e trazer potenciais compradores para o novo Hardware.  Ou seja, já pela quarta ou quinta vez seguida, temos a Nintendo seguindo o mesmo roadmap: Novo console, nova estrutura, novo Mario e Zelda. Até que… bem, vejam o vídeo e tirem suas próprias conclusões!

Para a gente, a reação inicial foi: é Mario, mas é GTA!! Não deixe de contar para a gente por mensagem no nosso Facebook qual foi a sua também! haha

Gameplay oficial lançado pela Nintendo

Bom… deu para recuperar o fôlego? Para aqueles que gostam e cresceram jogando os jogos do encanador, sabíamos que um jogo de Mario teria os seguintes componentes: aventura 2D ou 3D em fases fechadas, missão de resgatar a princesa, inimigos variáveis e fáceis e coletáveis por todo o mundo. O único que se distanciou um pouco disso foi Mario 64, que embora ainda fosse uma fase fechada, revolucionou à época por trazer o bigodudo em cenários 3D com certa ‘liberdade’ de exploração – você poderia cumprir os objetivos na ordem que quisesse, e poderia ir para frente ou pra trás a vontade nas fases.

Vimos algo parecido com Super Mario Galaxy, que também abriu uma line up de um dos consoles mais vendidos e inovadores da Nintendo de todos os tempos, o Wii. Seria esse um presságio do que Super Mario Odissey significará para o Switch?

Isso não podemos ter certeza, mas passada a euforia inicial do anúncio, podemos tirar algumas conclusões rápidas e simples. A primeira é que, Odissey será algo maior e melhor do que qualquer outra coisa já vista na franquia. Isso pode significar que estamos vendo pela primeira vez um game de mundo aberto de Mario, ou simplesmente um Super Mario 64 maior – o que significará um grande desperdício de potencial pela empresa nipônica.

É muito bom ver a Nintendo se arriscando assim. Se não trouxe novas IP’s, pelo menos tenta trazendo novidades em uma franquia que não canse de se reinventar, e que não pretende cansar seus jogadores tão cedo. A verdade é que a Nintendo tem sorte de ter criado um dos personagens mais carismáticos da história dos games, e de ter feito um bom trabalho com ele (ao contrário de outra empresa americana que cuidou meu mal do seu porco espinho azul).

Odissey talvez seja a única grande novidade para o console até aqui. Zelda, Breath of the Wild, e Super Mario Kart 8, também são ótimos jogos, mas não são exclusivos do Switch. Qual a motivação de comprar o novo console para quem já tem um Wii U, que aliás foi completamente esquecido pela empresa?

Nintendo Switch chega aos mercados em Março desse ano, mas só espere Mario para talvez, no segundo semestre. Nenhuma data oficial foi lançada, mas já sabemos que o game estará presente na E3 desse ano, evento muito esperado pela equipe aqui do Manual. E você, o que achou do Switch?


ush([ 'view', {v:'ext',j:'1:4.4.2',blog:'15678779',post:'24102',tz:'-3',srv:'manualdatecnologia.com'} ]); _stq.push([ 'clickTrackerInit', '15678779', '24102' ]);