A organização da Comic Con Experience nos proporcionou a honra de visitar o maior evento de cultura pop da América Latina, e assim fui com a árdua difícil de conferir sozinho o maior número de coisas possíveis para registrar no Manual da Tecnologia.

Para poder contar a vocês exatamente tudo que aconteceu, e motivá-los a adentrar nessa e nas próximas edições o maravilhoso mundo que é o evento, iremos fazer uma série de posts sobre a Comic Con! Nesse primeiro, meu objetivo é contar de uma visão geral do evento, e nos próximos falaremos com mais detalhes sobre cada painel visitado.

entrada-ccxp

Chegada até o local

Localizado no São Paulo Expo, o acesso é fácil e ideal para o uso de transporte público, justamente incentivado pela equipe. Na estação Jabaquara do Metrô há a saída de diversos ônibus gratuitos para o local, com um grande número de circulação que faz a fila, ainda que longa, andar rápido. Chegando lá, houve certa confusão devido à variedade de filas para a entrada, por isso o ideal é perguntar para algum dos inúmeros funcionários presentes.

Enfim lá dentro, logo de cara foi possível perceber o crescimento da estrutura do evento desde sua última edição. A entrada da imprensa é ao lado do auditório Cinemark, o qual eu não entrei de imediato, mas que se iniciou com a presença de Renato Aragão. O humorista falou sobre o retorno de Os Trapalhões na TV e prestou homenagem à Chapecoense.

 

Conhecendo o evento

Foquei boa parte desbravando os stands, o que me fez perder, para minha decepção, o painel da lenda dos quadrinhos Frank Miller, que falou a respeito de seu trabalho atual com O Cavaleiro das Trevas 3. Brian Azarello, corroteirista do projeto, participou ao lado de Miller.

Retomando o assunto dos stands, há uma imensa variedade e basicamente tudo merece ao menos uma visita. O stand da Netflix é um dos mais divertidos, se não o mais, e promove diversos jogos interativos relacionados às séries originais da empresa. Destaque para a muito interessante parte de 3%, primeira série brasileira da gigante do mercado de streaming.

ccxp-netflix

O desafio dos cubos presente na história da série é reproduzido lá com algumas alterações, mas conceitualmente idêntico à série, inclusive em relação ao visual do espaço da prova. Ao final os integrantes recebem brindes, e aqueles que conseguem montar mais cubos, podem ganhar até uma camiseta. Outra peculiaridade é a cápsula de spoilers, onde o visitante, ao entrar, deve falar um spoiler que vier à cabeça, recebendo um pôster ao sair. Também há máquinas de pinball de Narcos, quiz e tiro ao alvo.

Sem dúvidas, atrações não faltam. Para os fãs de Assassin’s Creed e entusiastas, a Ubisoft levou à CCXP o salto de fé, elemento consagrado nos jogos em que o protagonista faz um salto imenso para cair em um amontoado de feno. Na reprodução, a altura é de 5 metros e a pessoa cai em uma estrutura que amortece a queda, mas ainda assim a atração se mostrou capaz de dar medo em algumas pessoas. Vi uma garota desistindo do salto quando já estava prestes a fazê-lo, por exemplo.

ccxp-ac

A praça de alimentação possui um espaço enorme e muitas opções, mas o alto preço dos alimentos acaba sendo um empecilho. Não a toa observei que muitos acabam levando o que comer de fora, o que é bom para quem precisa economizar para as compras dos mais variados produtos que as lojas oferecem. Alguns exclusivos do evento, aliás, como determinadas roupas da Riachuelo, que levou todas as peças de conteúdo Geek que a rede possui. Entretanto, não consegui entrar no primeiro dia, já que a fila era grande e eu precisava continuar minha tarefa.

 

Lojas e apetrechos

Também foi praticamente impossível conferir no primeiro dia a loja com produtos oficiais da franquia Harry Potter. A fila durava muito tempo e isso deve se repetir ao longo de todos os dias. Com estoque limitado que a Warner enviou, não demorou muito para que a maioria dos produtos se esgotasse, sendo repostos apenas no dia seguinte.

ccxp-lojas

Para os colecionadores de action figures, não há lugar melhor que a Comic Con Experience. Dificilmente algo que procura não será encontrado, desde os populares Funko às peças de luxo reproduzidas com a maior perfeição possível. Mas se é essa sua intenção, prepare seu bolso, pois o dinheiro certamente não voltará com você.

É impressionante o quanto de peças originais de produções cinematográficas e televisivas foram levadas pelos estúdios e expostas para todo mundo ver. Há principalmente objetos de figurino de produções como Rogue One – Uma História Star Wars, Game of Thrones, 3%, Narcos e a vindoura Desventuras em Série. Também é possível ver os cinco capacetes dos Power Rangers utilizados no filme a ser lançado em 2017 e as incríveis 12 armaduras de ouro de Cavaleiros do Zodíaco, em tamanho real, que eu falarei mais no texto sobre o segundo dia. Outra coisa incrível é a reprodução de um anfitrião (androide) de Westworld também em tamanho real, exatamente como é na série, com a modelagem realizada com a estrutura do anfitrião banhada em um líquido branco.

ccxp-bonecos

O clima é bastante descontraído e as pessoas pareciam bem satisfeitas com tudo que estavam contemplando. Foi realmente incrível ver pessoas, mesmo que desconhecidas, se tratando como se fossem grandes amigas. As conversas que pude observar eram das mais variadas da cultura pop, como discussões sobre qual o melhor lado na Guerra Civil ou teorias sobre o futuro das séries mais badaladas do momento. Os funcionários, ao menos os que eu pude conversar, também foram muito gentis, de lojistas a seguranças.

ccxp-cosplay

Fui embora aproximadamente 40 minutos antes do encerramento do primeiro dia, que foi às 22h. Os ônibus que levam para o local também estão disponíveis durante todos os dias para levar de volta à estação do Metrô. Novamente a fila era longa, até maior do que para ir, mas a grande quantidade de ônibus não permitia que ela fosse mantida por muito tempo.

O primeiro dia na edição de 2016 foi cansativo, mas bastante agradável. Minha exploração das lojas e stands foi dividida em dois turnos, antes e depois de ter conferido o auditório Cinemark, que contou com painéis imperdíveis. Os textos sobre eles poderão ser conferidos aqui no Manual com um detalhamento melhor.

==||==

Por fim, só tenho a dizer que o slogan “vai ser épico” foi cumprido! Fique ligado nas várias outras postagens sobre o evento, e não deixe de curtir e de participar das edições! Se você é fan de cultura Geek em geral, esse é o seu lugar!