Olá galera! Aqui quem fala é o Marcelo, e pensei em fazer uma introdução um pouco diferente para esse post, algo mais pessoal. Para aqueles que estão lendo, muito prazer, sou o escritor das postagens relacionadas a games esportivos no Manual – como PES e FIFA. Esse ano, pensando em expandir um pouco mais as colunas, resolvi trazer uma outra paixão minha para vocês – Fórmula 1.

Há um tempo já que acompanho youtubers e criadores de conteúdo para os games de corrida da Codemasters. O que eu planejo é criar algo do tipo para o público brasileiro, começando como um corredor normal e treinando bastante até alcançar os níveis de simulação mais difíceis, a mesma mentalidade que encarei os jogos de esporte no começo de tudo por aqui. Nesse ano, a ideia é fazer tanto as postagens de dicas tradicionais como conteúdo em vídeo – novidades no Manual que serão lançadas em breve! ;)

Se você também tem interesse, fique ligado! Se quiser deixar sugestões e opiniões, estou sempre disponível na nossa página do Facebook.

Para começar essa seção, nada melhor do que as novidades que farão com que F1 2016 seja um game especial. Depois de um game excelente tecnicamente, mas bem raso em termos de conteúdo, a Codemasters trouxe um pacote de novidades para a nova edição da franquia. Vou listar todos os motivos pelo qual estou animado com o game, e no fim, comente com as suas conclusões do artigo!

 

Modo Carreira está de volta!

Depois de um 2015 frustrante, a Codemasters parece que entendeu o maior desejo dos fãs, e não só trouxe de volta o modo carreira como também o trouxe melhor e maior do que qualquer outra edição da franquia da empresa.

Nesse ano, você criará um competidor, escolherá entre diferentes faces e capacetes, além de escolher seu time. Até agora, o básico de todo game. Mas agora, dependendo da equipe escolhida, não só você terá expectativas contratuais diferentes, como também será o responsável por fazer seu time ser o mais rápido do grid!

Isso mesmo! Agora, seu corredor estará disponível para o máximo de 10 carreiras, mas essa limitação só existe porque F1 2016 traz um universo de carreira onde as equipes se desenvolvem de maneira diferente e de forma fluída, o que significa que os melhores carros no começo da sua carreira dificilmente continuarão correndo no topo ao fim da décima temporada.

teams-f1-2016

Para conseguir ter controle sobre o seu carro, você deverá fazer diferentes provas e testes no dia de prática do fim de semana de corrida – O que também traz uma importância inédita para a prática, visto que muitas pessoas simplesmente pulavam o dia. Seus treinos serão divididos entre Aclimatização de pista, onde você deve correr de forma mais limpa possível para se acostumar ao traçado, gasto de pneus, onde deve dirigir de modo que economize o máximo possível seu jogo de pneus atual, e depois uma volta qualificatória, onde deverá ser o mais rápido da sessão.

Cada uma dessas etapas te dará diferentes pontos de pesquisa, que podem ser aplicados a diferentes áreas do carro. Por isso, você pode começar com uma McLaren, por exemplo, investir no motor do carro, que não é muito bom, e ter um carro muito forte ao fim da temporada, por exemplo.

Não só você, mas todos os times do campeonato estarão fazendo isso, então fique ligado para o ranking das equipes e corra rápido para levar e manter sua equipe ao topo!

carrer mode lobby

 

Novos elementos nas corridas

Conforme a sua carreira de corredor avança, você estava acostumado a lidar com certas pessoas constantemente: a sua agente, os jornalistas e o seu engenheiro.

Agora, em 2016, tudo está maior. Os jornalistas irão pedir sua opinião após as corridas, e suas respostas podem afetar sua carreira. Sua agente estará de olho em todas as corridas para ver se você está cumprindo seu contrato e te alertar sobre possíveis problemas ou ofertas. Mas a maior novidade agora fica por conta do engenheiro, que não só te dará informações em tempo real sobre a corrida, como também poderá te ajudar a alterar sua estratégia durante a prova para que você consiga usufruir de mudanças do cenário ou do clima.

Além disso, uma outra novidade interessante é que há a possibilidade de “promoção” para certas equipes. Por exemplo, correr bem na Toro Rosso provavelmente te renderá um assento na Red Bull. Ser o melhor corredor da Manor atrairá os olhos do pessoal da Mercedes, que por sua vez tem acordo de motores com a equipe inferior e por isso prioridade na contratação de possíveis novas estrelas. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher sua equipe inicial.

 

Grande Prêmio conta com elementos clássicos das corridas

Dois elementos clássicos em toda corrida de F1 terão presença garantida no F1 2016: A volta de aquecimento e o Safety Car.

A volta de aquecimento acontece antes da corrida começar e serve, como o nome diz, para o piloto levar os pneus e os freios para a melhor temperatura possível antes da largada para que o corredor consiga vantagem em relação aos outros competidores nas primeiras voltas da corrida.

Já o Safety Car entra em situações de perigo na pista: Quando há uma batida perigosa, por exemplo. Nesse caso, entra o clássico carro da Mercedes-Benz, que também teve sua física recriada para este game, de forma que os saltos e a velocidade do carro fossem retratadas da forma mais verossímil possível.

f1-safety-car

Há também o Safety Car manual, quando a situação na pista exige que você ande a um certo limite de velocidade, mas não é grave o suficiente para a entrada do Safety Car verdadeiro na pista.

 

Novidades de jogabilidade

Agora, além das já mencionadas mecânicas novas para o game, a corrida trará mais elementos de simulação de forma a tornar o game mais realista, e também mais imprevisível.

O sistema de largada do jogo foi completamente remodelado. Agora, é necessário manualmente segurar a embreagem, achar o ponto ideal de aceleração, e então largar o carro quando sentir que todos os requisitos para uma boa largada foram cumpridos. Todos os carros de inteligência artificial terão esse mesmo sistema simulado, o que significa que certos competidores podem ter ótimas largadas ou inícios de prova desastrosos.

O sistema de danos foi remodelado, o que significa que se os jogadores escolherem correr com o sistema de danos completo, estarão indo para uma corrida e tanto! Qualquer toque pode liberar várias partes do carro em danos, além dos tradicionais danos nas rodas ou nas asas.

Há também novidades nos sistemas de pitstop, liberando ao jogador acelerar antes caso esteja em um cenário de safety car, como é visto na vida real, também como prendedores de rodas, um sistema que impede a roda de desacoplar do veículo em caso de acidentes, além de placas com informações para o piloto (esse ano o rádio foi proibido de ser utilizado para essa finalidade).

 

Gameplay

Por fim, o gameplay. O game trará a mesma engine e física já elogiadas na versão passada do game. A inteligência artificial agressiva está agora ainda melhor desenhada, com a adição de um novo modo de dificuldade para os aficionados por velocidade. Agora, os seus oponentes farão mais movimentos de defesa de posição, manterão posição em disputas lado-a-lado, além de tentar mais movimentos de ataque e ultrapassagem.

f1-2016-weather

Fora do modo carreira, é possível escolher o tempo do dia em que um fim de semana de corrida ocorrerá. Ou seja, é possível correr em Monza a noite, por exemplo, ou aproveitar os cenários do Oriente Médio sobre um lindo por do Sol.

O game também trará uma jogabilidade refinada para corridas na chuva, de forma a diferenciar ainda mais as corridas secas das corridas de chuva. Por fim, a empresa também disponibilizará duas janelas de updates para o game, de forma que os carros estejam sempre fiéis ao que é possível assistir nos fins de semana de corrida e recebam todas as atualizações que os carros receberam na vida real.

O game estará disponível somente aos consoles de última geração e aos PC’s no dia 19 de agosto! Gostou do post? É fã de velocidade? Não esqueça de acompanhar o site e nossas notícias para sempre estar atento não só ao mundo da velocidade, mas também ao conteúdo único do Manual da Tecnologia!