Quem é melhor: PES 2013 ou FIFA 13?

Olá leitores do Manual da Tecnologia! Hoje vamos começar a polêmica série de comparativos entre PES e FIFA. Como sempre, há os fanboys para cada lado. Por isso, o Manual trará aspectos técnicos e unilaterais sobre os games e cabe a você, então, definir qual é o melhor.

Lembrando que, se tiver qualquer dúvida sobre os games, ou querer comentar, ou até conhecer quem lê o Manual, curta nossa página do Facebook, dê +1 no Google e siga o Manual no Twitter.

 

Gráficos

Primeiramente, vamos começar definindo FIFA. O game traz um aspecto mais cartunesco, como já é característico da série, para o campo e seus personagens. Isso gera um aspecto muito estranho quando visto de perto, mas isso aliado ao grande brilho do game oferece lindas visões em câmeras e cenas mais distantes, evidenciando ainda mais o realismo da franquia.

Já o game da Konami traz exatamente o oposto. Os gráficos possuem sombreados mais fortalecidos, e por isso o game traz um aspecto mais escuro, mas os jogadores, principalmente de perto, e os uniformes, são muito mais detalhados e por isso geram imagens mais bonitas.

FIFA 13 vs PES 2013: Gráficos

FIFA 13 vs PES 2013

 

Jogabilidade

A franquia PES é conhecida por trazer uma jogabilidade mais arcade mais descompromissada com o realismo dos campos. Isso é ainda mais evidenciado nessa versão, que traz um jogo mais leve, fluido e rápido do que seus antecessores.

Já FIFA construiu seu legado por ser um jogo de simulação. Física, velocidade, o corpo humano, tudo é fielmente retratado, dando a impressão de que é realmente um jogo de futebol.

Por isso, podemos dizer que ambos os jogos estão muito mais ligados as suas origens e para aquilo que lhes fizeram grandes, sem nenhum erro por parte de nenhum game perante esse quesito.

FIFA 13 vs PES 2013: Jogabilidade

FIFA 13 vs PES 2013

 

Áudio

Mais uma vez, podemos dizer que a Konami e a EA foram extremamente opostas nisso. PES novamente vem com poucas músicas selecionáveis, torcidas padrão, mas sons de jogo, como bolas batendo na trave, extremamente realistas.

Já FIFA é o contrário. Possui efeitos de áudio pouco destacáveis, porém traz muitas músicas, ótima narração nos menus e no game, trazendo várias línguas selecionáveis, e torcidas fielmente retratadas.

FIFA 13 vs PES 2013: Áudio

FIFA 13 vs PES 2013:

 

Modos de Jogo

Como sabemos que Master Liga, Manager Mode, Rumo ao Estrelato e Be a Pro são assuntos extremamente importantes, e igualmente longos, separamos postagens separadas para esses assuntos.

Enquanto ainda não sair as postagens,  confira esses textos sobre os dois games:

 

Menus

Novamente, os games se contrastam aqui. PES traz um Menu muitos mais fluido e rápido de se acessar as várias opções que o game traz. Mas, em contrapartida, os menus são pouco chamativos, e não atraem os olhares, escondendo muitas funções.

Já FIFA, como sempre, traz menus lindos, cores brancas e é extremamente chamativo para que o usuário busque cada vez mais opções no game.

FIFA 13 vs PES 2013

 

[poll id="23"]

Bom leitores, espero que tenham gostado. Não deixem também de divulgar o Manual para seus amigos, para ajudá-lo a crescer. Abraços, e até a próxima!

 

Marcelo da Silva – Equipe Manual da Tecnologia



Sobre Marcelo Silva

Meu nome é Marcelo, criei esse site com o Lucas há um tempo atrás para poder divulgar minhas ideias sobre os games para o mundo. Após muita pesquisa, anos de trabalho e dedicação, estamos fazendo um ótimo trabalho, e o Manual se tornou uma enorme parte da minha vida.

Deixe uma resposta