PS3 ou Xbox 360? Saiba qual o melhor

A sétima geração de consoles conta com dois gigantes: Xbox 360 e PlayStation 3. A Microsoft saiu na frente lançando seu console em novembro de 2005, já a Sony lançou o PlayStation 3 depois de um ano do lançamento de seu principal concorrente. Ambos os consoles contam com capacidades gráficas incríveis e com funções que inovaram o mundo dos games. Mas afinal, qual dos dois é o melhor: PlayStation 3 ou Xbox 360? É o que vamos descobrir!

O Manual da Tecnologia está no ar desde 2009, de lá para cá nós postamos inúmeras postagens sobre ambos os consoles e sobre seus jogos, mas nunca havíamos feito um comparativo entre os dois. Mas chegou a hora, já conhecemos ambos os consoles há anos, tanto em sua versão “fat” como na “slim” (atual), portanto podemos fazer um comparativo justo com os dois consoles já amadurecidos.

Obs¹: O comparativo foi feito com base no Xbox 360 Slim e no PlayStation 3 Slim, que são as duas últimas versões dos consoles que são produzidas (Jun/2012), conseqüentemente com menos erros.

Obs²: O comparativo foi feito com base em ambos os consoles travados, ou seja, não vamos entrar no assunto de desbloqueio e em alguma citação de preço, são os legalizados.  Leitura recomendada: Saiba porque é melhor comprar consoles originais.

 

Analisando dentro dos consoles… Hardware

Veja a tabela abaixo que consegue mostrar a maioria das especificações técnicas sobre o hardware de ambos os consoles:

Comparativo de hardware - PS3 vs Xbox 360

Analisando rapidamente a tabela, podemos concluir que o PS3 tem um hardware melhor que o Xbox 360, principalmente pelo processador de 7 núcleos, contra 3 do Xbox 360. Mesmo a Microsoft colocando em seu console uma quantidade maior de memória RAM, tanto na placa de vídeo como nela em si, essa memória é compartilhada, assim enquanto ele melhora em um ponto, piora em outro, o que deixa o PS3 novamente em vantagem. Simplificadamente é isso, não iremos entrar em muitos detalhes técnicos pois não é esse o foco da postagem, mas caso tenha dúvidas comente que explicaremos.

Outro ponto relacionado ao hardware são os leitores de cada um, onde o Xbox 360 tem um leitor de DVD muito potente, enquanto o PS3 colocou todas suas forças no Blu-Ray, que apresenta uma melhor qualidade e maior espaço em disco. Logicamente, o PS3 leva vantagem novamente por fornecer o Blu-Ray.

Outros detalhes de hardware são o áudio, onde os dois consoles apresentam ótimos recursos, com uma diferença mínima entre eles, e também na conexão, onde o Wi-Fi do Xbox 360 leva vantagem por disponibilizar uma nova tecnologia, a 802.11n.

PS3 vs Xbox 360

Concluindo essa etapa de hardware, como já dissemos, o PS3 é mais potente que o Xbox 360, mas vamos com calma, isso não quer dizer que o melhor dos dois é o PS3, vamos partir para os demais testes.

 

Mas e na prática, qual dos dois é o melhor?

Na prática a história já é outra, pois ambos os consoles apresentam jogos com gráficos muito parecidos, mas ao analisar os detalhes, percebemos que o Xbox 360 apresenta gráficos dando destaque ao brilho, já o PS3 dá destaque a sombra. A verdade é que mesmo com características diferentes, ambos os consoles abusam da realidade ao reproduzir os jogos.

O melhor modo de comparar é jogando em ambos os consoles. Um vídeo disponibilizado na internet mostra muito bem a pequena diferença entre ambos reproduzindo Batman: Arkham City.

Você pode estar se perguntando agora qual a explicação do PS3 ter um hardware melhor e mesmo assim ambos os consoles mostrarem uma qualidade praticamente igual na prática. Isso ocorre pois os jogos são desenvolvidos para ambas as plataformas, então eles fazem de uma maneira que não tenha diferenças. A questão é que o Batman: Arkham City, por exemplo, utiliza praticamente toda a capacidade gráfica do Xbox 360, já no PS3 ele não chega a utilizar 80% de sua capacidade total. Ou seja, se o jogo fosse desenvolvido apenas para PS3, ele teria gráficos um pouco melhores, podemos colocar o God Of War III como exemplo, que utiliza praticamente toda a capacidade do PS3 apresentando serrilhados quase imperceptíveis.

God Of War III

Os fãs do Xbox podem citar sobre a qualidade gráfica do Gears Of War, a verdade é que a Microsoft soube muito bem aproveitar de diversos artifícios para cobrir os pequenos erros dos gráficos do seu game o deixando excelente de uma maneira muito inteligente, mas ainda assim um pouco atrás do PS3 se o jogo utilizar toda sua capacidade.

Gears Of War

Finalizando a parte prática sobre os gráficos, ambos os consoles reproduzem praticamente os mesmos gráficos, podendo haver alguma exceção, mas em uma ela será melhor no PS3, já em outra no Xbox 360, portanto, se você está em dúvida em qual comprar, fique tranquilo pois em jogos multiplataformas eles apresentam gráficos excelentes.

 

Finalmente: As vantagens de cada um

Agora chegou a hora de analisarmos as vantagens de cada um de um modo geral:

 

Xbox 360


  • Sensor de movimentos: O sensor de movimentos Kinect é o melhor em sua categoria, pois dispensa o uso de qualquer tipo de controle deixando o Move do PS3 para trás e sendo uma grande vantagem para o Xbox 360.
  • Compatilidade com a Central de Multimídia do Windows: O Xbox 360 tem total compatibilidade com as ferramentas de multimídia do Windows 7, acrescentando diversas funções ao console o transformando numa verdadeira central multimídia em sua sala.
  • Live: Mesmo sendo paga, a Microsoft caprichou na Live, tendo ela todas as funções da PSN e mais um pouco, tudo isso com mais estabilidade e qualidade.
  • Console mais barato: No Brasil, o console Slim de 4 GB da Microsoft está de R$ 100,00 a R$ 300,00 reais mais barato que o PlayStation 3 Slim de 160 GB.
  • “Loading” um pouco mais rápido: O tempo de espera em “Loading” dos jogos é segundos mais rápido no Xbox 360.

Xbox 360 Slim

 

PlayStation 3


  • Sistema silencioso: O PS3 gera poucos ruídos durante a reprodução dos games, diferentemente do Xbox 360. Um dos diversos motivos para isso, pode ser o hardware de ambos os consoles, que como já dissemos, o PS3 não precisa utilizar toda sua capacidade para reproduzir os jogos, forçando menos o sistema e consequentemente sendo mais silencioso.
  • Não utiliza pilhas nos controles: Os controles do PS3 podem ser carregados pelo próprio console através do cabo USB, já no Xbox 360 são utilizadas pilhas.
  • Maior espaço de HD: Em qualquer versão do console Slim, o PS3 apresenta maior espaço de HD comparando com o Xbox 360 (160 GB contra 4GB ou 320 GB contra 250 GB; respectivamente)
  • Jogar online de graça: A PSN é pior que a Live, fato. Mas isso não significa que ela seja ruim, muito pelo contrário, além de poder jogar online ela oferece demos e até mesmo download de jogos. Tudo isso de graça (exceto o download dos jogos, que você deve comprar).
  • Compatibilidade Blu-Ray: O PS3 traz total compatibilidade com a nova tecnologia Blu-Ray, que apresenta melhor qualidade e maior espaço em disco.

PlayStation 3 Slim

 

Nossa Opinião

Não existe o melhor e sim o mais adequado para você. Para chegar a uma conclusão, leve em conta os fatores que colocamos e também os jogos exclusivos (Todos os jogos exclusivos do PS3/Todos os jogos exclusivos do Xbox 360) de cada plataforma, que varia de gosto para gosto e assim fica impossível fazer um comparativo nesse aspecto.

Portanto, enquanto o PS3 leva a melhor em hardware, melhores gráficos em jogos exclusivos e rede online de graça, o Xbox 360 traz o Kinect, um gráfico quase tão bom quanto o PS3 em jogos exclusivos e com a mesma qualidade em multiplataformas, consequentemente isso nos leva a concluir que realmente qualquer um dos dois é escolha certa.

 

Mas qual console é mais adequado para você? Qual o motivo da sua escolha? Comente! Também não deixe de assinar nosso feed e curtir nossa página no Facebook!



Lucas Tedeschi

Sobre Lucas Tedeschi

Lucas criou o Manual da Tecnologia aos seus 14 anos, em 2009. Atualmente, o mantém muito mais como "hobby", porém de uma maneira profissional, escrevendo sempre o que lhe agrada.

Um comentário sobre “PS3 ou Xbox 360? Saiba qual o melhor

Deixe uma resposta