Olá leitores do Manual da Tecnologia! Hoje irei trazer a vocês um tutorial sobre o modo online da Master Liga. A MLO, como é conhecida, foi introduzida na versão 2011 do game, e de lá para cá, atraiu muitos fãs do modo.

Sabendo da complexidade do mesmo, o Manual trouxe uma série de dicas para vocês conseguirem ótimos resultados ao jogarem. Vamos conferir?

PES 2013

Na Master Liga Online você inicia com um time fraco, não tendo a opção de escolher iniciar com a formação original do time, o que acontece na Master Liga Offline (Dicas da Master Liga do PES 2013).

Fazer esse time ficar mais forte é o básico para conseguir subir nas classificações. Para isso, vimos que existem duas estratégias que dão certo se forem executadas corretamente:

  • Melhorar todo o time aos poucos
  • Ter estrelas que levem o time nas costas

 

Melhorar todo o time aos poucos

A primeira estratégia é ir melhorando todo o time aos poucos, para isso, você deve  definir uma tática que irá utilizar para depois poder começar a pensar na base do time titular.

Quando falamos de montar a base, seria contratar 4 ou 5 jogadores chaves para a formação. Você deve analisar, em sua formação, quais são as posição que você mais “utiliza” durante as partidas, aquelas que você tem que ter jogador de determinada característica para que o time se saia bem.

Vamos usar como exemplo a formação 4-3-3, sendo com um volante, um meia de ligação e um armador. É essencial nesse time um bom zagueiro (como em qualquer formação, sempre recomendamos), um meia de ligação de qualidade e rápido e dois segundos atacantes habilidosos e de velocidade. Caso ainda tiver disponível, um bom lateral também seria uma boa, já que os adversários no modo online costumam usar bastante de ataques pelas laterais nas partidas.

Logicamente, você iria melhorando as outras posições com o tempo e de acordo com as condições financeiras. Também vale deixar claro que nem sempre o exemplo que demos pode ser a melhor opção, pois varia do estilo de jogo de cada jogador.

Não podemos esquecer de falar sobre como contratar, costumo fazer uma “regra” para esse estilo: Comece contratando jogadores de OV 70 para cima, caso for menor que 70, que tenha uma avaliação B em algum quesito, como o Emerson, do Corinthians, que tem B em velocidade. Depois de algumas partidas em que o time já estiver “montado”, você vai melhorando as posições base com jogadores de overall ainda maior, e assim vai. 

Para te ajudar na escolha dos jogadores, leia: Conheça os melhores jogadores para contratar no PES 2013. Na postagem temos listas de vários jogadores que recomendamos, veja a lista dos jogadores para times pequenos e médios, que se enquadra para o início nessa estratégia.

Vale dizer que para conseguir renda, eu recomendo que deixe o banco de reservas o menor possível, libere todos os jogadores. Já conseguirá contratar uns 4 jogadores de início. Fique atento também a renovação de contrato, vá em Meu Time > Jogadores e trate de ter renda para renovar os jogadores que você contratou.

Resumindo essa estratégia: Defina uma formação, faça sua base de 4, 5 jogadores e depois melhore peça por peça das demais posições.

PES 2013 

 

Ter estrelas que levam o time nas costas

Essa estratégia costuma ser mais efetiva com jogadores mais experientes que conseguem jogar com jogadores fracos na defesa sem sofrer tantos gols. Aqui você deve contratar um ou dois jogadores de OV 75 para cima, ou seja, de qualidade para ser estrelas do time atual e fazer a diferença, logicamente você deve optar por atacantes e meio campistas. 

Logo de início, monte sua formação para jogar em função desse jogador, sim, ele deve estar na posição que mais gosta de jogar e assim, podendo fazer a diferença no início. Se for bem montada, você conseguirá surpreender os adversários nas primeiras partidas, após isso, quando começar a ficar difícil jogar apenas em função dele, veja sua renda, e se for possível, procure outro jogador do mesmo nível para jogar ao lado dele. E assim vá montando seu elenco, recomendo sempre montar do ataque para a defesa. 

Para contratar, leia: Conheça os melhores jogadores para contratar no PES 2013. Na postagem temos listas de vários jogadores que recomendamos, dê uma olhada na lista dos jogadores para times pequenos e médios, que se enquadra para o início nessa estratégia, mas lembre-se de focar nos melhores dessa lista.

As demais dicas são as mesmas da outra estratégia, tenha poucos jogadores reservas, fique atento com as renovações e sempre tenha uma tática definida.

Resumindo essa estratégia: Defina uma formação, faça com que a estrela seja o alvo das jogadas, e depois melhore peça por peça, começando pelo ataque.

PES 2013 

A Master Liga Online é um modo um tanto quanto difícil, essas duas estratégias costumam dar certo, mas a verdade é que depende muito do jogador. O nível online é considerado alto e o jogador deve crescer durante as partidas, de nada adianta um super time na mão de um jogador que não consegue utilizar os pontos fortes desse elenco.

 

Dúvidas? Tem outras dicas? Comente! Não deixe de curtir nossa página no Facebook (Saiba as Vantagens). Assine o nosso feed, e divulgue o Manual para nos ajudar a crescer. 

 




Sobre o Autor

Lucas criou o Manual da Tecnologia aos seus 14 anos, em 2009. Atualmente, o mantém muito mais como "hobby", porém de uma maneira profissional, escrevendo sempre o que lhe agrada.