Olá leitores do Manual da Tecnologia! Como todos sabem, o jogo se ganha mais pela tática do que pela habilidade do jogador. Mas como ajustar essa tática? Pois bem, como o Manual está aqui para te ajudar sempre, vamos lá.

Dividirei essa postagem em três partes, explicando os modos de se ajustar três tipos de time. Veja qual é o seu estilo, e monte de acordo. Confira:

PES 2013

 

Controle de bola pelo meio

Este é o tipo de jogador que gosta de ter a posse de bola. Centra seus lances no meio do campo, e ataca através de passes rápidos pelo meio. Abusa de erros e brechas na defesa adversária, e dá toques mortais por trás da zaga.

Um exemplo de time na vida real que usa esse modelo é o Barcelona.

Para isso, você possui variedades de escolha, que irei apresentar a você:

  • Controle pelo meio – Este tipo de formação utiliza três MLG, em formato de Z. É uma formação menos ofensiva, dependendo de posse de bola e esperando a falha adversária. Mantenha a linha lateral para trás, para não criar buracos na defesa,  pois pouco utilizará essa área. Ponha três SA na frente, para obter passes e fazer o gol, todos na mesma linha. Confira a imagem:
  • Controle 2X1 – Aqui, além de você esperar por erros adversários, você os cria, utilizando os passes entre a lateral de seu campo com o meio. Use dois MLG rentes ao meio campo, um MAT mais adiantado, dois SA e um CA em forma de triângulo como diz a imagem e laterais mais avançados. Vá tocando a bola e triangulando seus adversários.
PES 2013

 

Controle de bola através do drible

Esse tipo de formação é a que aposta muito nas jogadas individuais e na habilidade de seus armadores. Utilizando de seu meio campo, triangula até a zaga, deixando seus atacantes muitas vezes cara a cara com o gol. Exemplo na vida real é o Chelsea.

  • Ataque constante e sem medo – Este tipo de formação é para aquele jogador “Highlander”. Ataca como um louco, sem se importar com as conseqüências. Nesse caso, avance todo o time, menos a zaga, que deverá estar bem espaçada para preencher o espaço entre os laterais. No meio deixe dois MLG recuados para ajudar os zagueiros.

Na frente, ponha um MAT recuado, e dois Meias laterais mais adiantados, que irão servir a um CA. Ataques matadores, mas pouca segurança em caso de contra ataque.

  • Dribles controlados – Caso queira apostar em uma formação mais controlada, terá que utilizar menos os seus laterais para o ataque. Faça uma linha reta na zaga alinhando zagueiros e laterais. Assim evita buracos defensivos.

Deixe os dois MLG alinhados com a linha do campo, mas agora, ponha o seu MAT a frente dos dois ML. Assim, você garante mais homens em caso de contra ataque. E um CA na frente.

PES 2013

 

Defesa e contra ataque

Este tipo de formação é indicada para times com uma defesa truculenta e um meio campo rápido. Junte isso e temos um Real Madrid da vida real. Como fazer? Simples.

Deixe a zaga alinhada aos laterais. Utilize dois ML e um MAT no meio campo. E então, aqui é uma questão de gosto:

  • Quanto mais opção melhor – Nesse caso, além dos dois ML na lateral, dispense MLG, deixando menos homens na marcação, mas em compensação, ponha dois SA na frente para se ter mais opções de chute. Isso é recomendado somente em times que tenham uma zaga muito boa.
  • Melhor ir com calma – Nesse caso, troque os dois SA por MLG. O ponto forte é em rebotes, já que os MLG irão marcar o retorno da bola e as chances de rebote serão maiores, mas perde qualidade no ataque em comparação com a outra formação.

PES 2013 

 

Outros pontos importantes:

  • Tenha em mente que quanto mais alinhados aos zagueiros seus laterais ficarem, menos buracos o adversário irá encontrar, mas menos ofensivo irá ficar o time.
  • MLG são melhores que VOL. Volantes são mais defensivos e se centram no campo. Já o MLG conecta ataque e defesa e percorre o meio campo todo, sendo muito mais úteis, e utilizando dois, um de cada lado do campo, garante contra ataques mais ágeis.
  • Em times de Passe, SA são importantes por poderem fazer pontes de toques com os meios campo do time, diferente de CA, que é recomendando acionar somente na hora do gol já que é um jogador hábil, mas muito hábil em chute, e menos focado nas outras.
  • MAT são jogadores melhores que MLG para ficarem na frente do meio campo, em times de drible e contra ataque, por não só ficarem no meio campo, mas se apresentarem muitas vezes como opção ofensiva, e grande arma para se infiltrar na zaga adversária, criando espaços.
  • Coordene a zaga com os MLG, pois deixá-los alinhados não é recomendado. O melhor é fazer uma espécie de W para garantir que todos os espaços sejam alinhados.

 

Não deixe de ler:

Gostaram? Então divulguem, e comente com o seu tipo de jogo. Não deixe de curtir nossa página no Facebook (Saiba as vantagens), aproveitar as outras postagens do Especial PES 2013, assinar nosso feed e continuar acompanhando o Manual. Abraços:

 

Marcelo da Silva – Equipe Manual da Tecnologia




Sobre o Autor

Meu nome é Marcelo, criei esse site com o Lucas há um tempo atrás para poder divulgar minhas ideias sobre os games para o mundo. Após muita pesquisa, anos de trabalho e dedicação, estamos fazendo um ótimo trabalho, e o Manual se tornou uma enorme parte da minha vida.