Aprenda a escolher a melhor formação no PES 2014

Está com dificuldades em escalar seu time? Aprenda nesse artigo como ter a formação perfeita

A parte mais importante para quem vai jogar um game de futebol é a formação. Nada mais importa a não ser a tática com a qual seu time entra em campo. Afinal, um time organizado e que combina com o seu estilo vai render muito mais para você.

Por isso, não espere um guia de como fazer uma formação perfeita, ou a formação adequada para cada time. Essa postagem fará você pensar em qual seu estilo favorito, escolher um time que se encaixa e uma formação e sair por aí humilhando seus amigos!

Esse artigo é uma extensão das Dicas da Liga Master do PES 2014, portanto, se você ainda não a viu, não deixe de dar uma olhada!

 

Definindo você

Essa é a parte mais difícil. Mas o Manual também tem dicas para que você descubra qual o seu estilo favorito de jogar! Caso você não tenha ideia, a recomendação é que jogue contra o computador com vários times, até escolher aquele que você mais se sentiu confortável. Jogue com a formação inicial mesmo, sem alterar nada. 

O resultado final provavelmente é o seguinte:

  • Manchester United: Contra-ataque rápido pelas laterais.
  • Chelsea: Manter a bola no ataque com forte presença do meio campo.
  • Tottenham: Jogo centralizado e passes longos.
  • Arsenal: Jogo rápido e com muito toque de bola.
  • Barcelona: Jogo voltado para o drible e passe curto.
  • Real Madrid: Contra ataque rápido pelas laterais.
  • Juventus: Defesa sólida e manutenção da posse de bola.

Essas são as mais importantes. Se você já souber, ótimo. Pule esta parte e vamos para o próximo tópico do guia!

pes2014 gameplay

 

Pensando sua formação

Agora, o momento é escolher um time. Novamente, pegue aquele que se sentiu mais confortável, e vamos dar uma alterada na formação para que ele fique melhor ainda. Ainda não estamos falando da estratégia da equipe, mas isso será abordado em outra postagem em breve, por isso, fique ligado!

Divida sua equipe em três partes. O segredo é pensar como cada parte irá se relacionar com as outras, assim você forma o todo da sua equipe. Para facilitar, vou dar um guia para cada setor da sua formação.

master01

 

Defesa

Arrumar a defesa é bem simples. A maior decisão mesmo é saber posicionar a linha de defesa e separar os zagueiros. Além disso, deve-se pensar também como você irá querer que os seus laterais atuem.

Uma dica é sempre deixar a linha uniforme. Não compensa deixar os zagueiros mais para trás dos laterais, por exemplo. Isso abre uma brecha enorme para contra ataques e toques em profundidade. Portanto, linha uniforme!

Se o seu time for um time voltado ao contra ataque, é ideal posicionar a linha mais para trás, porque você provavelmente vai tomar mais pressão do time adversário e isso diminui o contra ataque. Agora se seu time for ofensivo, posicione mais para a frente. Assim, caso perca a bola, sua defesa já estará pronta para retomar. A dica nesse caso é nunca ir de frente para quem você vai marcar, mas apenas segui-lo. Isso dá a brecha para que seu time volte e impede o contra ataque.

Além disso, pense em como quer que seus zagueiros atuem. Deixe-os espaçados se você tiver volantes pelo meio. Assim, você poderá evitar contra ataques pelas laterais. Caso seu meio campo tenha apenas um membro defensivo, deixe-os mais próximos, assim vai evitar buracos no meio da sua defesa em um possível contra ataque.

Nunca deixe apenas um zagueiro. Isso fragiliza bastante a defesa, e não é recomendável.

PES2014_Juventus_ACMilan_bmp_jpgcopy

 

Meio de Campo

O primeiro passo para o seu meio campo é pensar se ele usará meias laterais ou não. Se você gosta de tocar bastante a bola, armar o jogo, procurar espaço, é ideal que tenha. Para contra ataques também. Agora se gostar de um jogo mais ofensivo com passes rápidos, como o time do Arsenal e do PSG, por exemplo, use apenas três membros para o meio campo.

Uma linha com dois membros no começo do meio campo é indispensável. Eles podem ser volantes, para segurar a marcação ou para ficar mais atrás caso seu time for de contra ataque, ou MLG, caso seu time for de passe e controle de bola. Assim, eles passam a bola dos laterais para a armação, além de serem ótimos para rebotes em bolas aéreas.

Se você quiser um time com apenas um homem no meio campo, então este deve ser um volante. Esse tipo de formação é ideal para times que jogam somente pela lateral, ou seja, use apenas para um 4-4-2. Não vale a pena deixar um homem na defesa e trocar por dois armadores. Eles vão somente disputar a mesma posição e função.

O uso de um armador uma uma boa qualidade de passe é indispensável em qualquer formação. Tenha sempre alguem mais adiantando para ser sua referencia na hora do passe, mesmo que seu time não tenha nenhum Meia-Atacante de origem.

Quanto a posição, lembre-se que meias laterais são meias. Então, deixe-os o mais perto o possível da linha do meio campo. Eles vão atacar naturalmente, e se deixá-los lá, vão avançar com a sua linha de marcação, facilitando o passe entre o meio campo e seus meias.

03

 

Ataque

Para finalizar, pense no seu ataque. Se o seu meio campo já tem meias laterais, o ideal é um centro avante centralizado com um bom chute. Isso fará com que se a bola chegar nele, é gol na certa.

Agora se preferiu a formação para toques rápidos, o ideal é usar sempre um centro avante com dois segundos atacantes. O Centro avante disputa muito a posição e geralmente cai pelo meio, então apenas um é suficiente. Use os outros dois segundo atacantes para receber a bola e tentar o drible. É ideal usar somente se esses dois membros de ataque forem muito habilidosos, como times como PSG e Barcelona, por exemplo.

Caso queira um time completo pelas laterais, use dois centro avantes espaçados. Dependendo da posição que seu time estiver jogando, o outro ficará mais para trás, e o que já estiver lá caíra para  o meio, facilitando o chute.

PES 2014 

 

Por fim…

Como dissemos, não existe uma formação ideal. Mas esperamos que depois deste guia possa ter encontrado a sua e se tornar um jogador mais completo. Fique ligados para mais guias e postagens no Especial PES 2014, e até a próxima!



Sobre Marcelo Silva

Meu nome é Marcelo, criei esse site com o Lucas há um tempo atrás para poder divulgar minhas ideias sobre os games para o mundo. Após muita pesquisa, anos de trabalho e dedicação, estamos fazendo um ótimo trabalho, e o Manual se tornou uma enorme parte da minha vida.

4 comentários sobre “Aprenda a escolher a melhor formação no PES 2014

  1. bom eu gostaria de saber como se pede a bola no rumo ao estrelato no pes 2014, eu procurei aqui no site e ainda não vi.

    1. + vc pd decidir isso no inicil do jogo em settings… caso outra coisa mim add no face mateus soares fla

Deixe uma resposta