Hoje vamos falar sobre Feed, também chamado de RSS. Muitos internautas não fazem a mínima ideia do que seja, mesmo encontrando um botão ou até mesmo um pedido direto para que assinem o feed ou algo do tipo. Já adiantando, esse recurso pode mudar para melhor sua maneira de ler as novidades na internet, com muito mais facilidade e agilidade.

No fim de cada postagem do Manual da Tecnologia você sempre encontra um pedido direto para quem assinem nosso feed e para que curtam nossa página no Facebook, ela é muito utilizada em blogs que são atualizados diariamente, como o nosso caso, pois você pode verificar todas nossas postagens e as dos demais sites que você acessa em um só lugar, de uma maneira muito mais eficiente e rápida do que ficar visitando um por um para ver as novidades.

Para ajudar no entendimento, leia essa definição do Wikipedia

“O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na Internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” do feed poderá ler imediatamente.”

Todo blog já vem com esse sistema, mesmo que não tenha um botão ou algo do tipo, você pode cadastrá-lo nos leitores feed, que vamos explicar agora.

Aprenda o que é feed
Feed – Fonte da imagem: Flickr

 

Como utilizar os leitores feed

Ao assinar um feed em algum site automaticamente ele já vai ser cadastrado em seu navegador (especialmente Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer), assim toda vez que ele abrir será aberto uma pequena janela pop-up no canto da tela com as últimas novidades. 

Existem outras maneiras, inclusive mais eficientes, para lermos os feed e o gerenciarmos, a ferramenta que sempre recomendo é o Google Reader. Com ele podemos organizar todos os feed e cadastrar os links por ele mesmo, não sendo necessário entrar no site, procurar o botão/link, se cadastrar… Sem falar que ele é totalmente em português e de fácil uso.

Para começar a utilizar, visite o site e entre com sua conta Google, você vai entrar em uma página amigável, parecida com a de baixo:

Google Reader

Basta cadastrar os sites e navegar pelos paineis no lado esquerdo da tela para selecionar as novidades que deseja ler.

 

Agora que você já sabe o que é e como utilizar o feed, assine o nosso e receba todas as novidades! Você também pode assinar nossa newsletter na caixa abaixo, que é um sistema parecido com feed mas que você recebe as novidades diretamente em seu email:

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente! Também não deixe de curtir nossa página no Facebook e de nos seguir no Twitter!


w', {v:'ext',j:'1:4.4.2',blog:'15678779',post:'7740',tz:'-3',srv:'manualdatecnologia.com'} ]); _stq.push([ 'clickTrackerInit', '15678779', '7740' ]);