Olá leitores do Manual da Tecnologia! Hoje viemos debater com vocês uma questão muito polêmica no mundo da Web. Quem é melhor, Google Chrome ou Mozilla Firefox?

O Mozilla é um navegador livre, já antigo no mundo da Web e vem sendo criticado por especialistas e apresenta queda drástica de usuários, enquanto o Chrome continua subindo. Mas como o Manual não se baseia somente em estatísticas, resolvemos trazer a vocês razões para não abandonar o seu Firefox, e depois razões para migrar para o Chrome. Confira:

 

Porque o Firefox é melhor?

Mozilla Firefox

 

Customização


O bom do navegador da Mozilla é sua capacidade de customização. Você tem todas as opções com fácil acesso para qualquer tipo de usuário. Você pode alterar o posicionamento dos botões, baixar temas diretamente do site oficial, que ferramentas colocar em exibição e também onde deixar seus favoritos.
Para os usuários que nunca se contentam com o básico, e sempre querem tirar o máximo daquilo que usam, o Chrome é um pouco mais complicado, e sua personalização é básica e complexa.

 

Compatibilidade


Diferente do navegador da Google, o Mozilla tem uma compatibilidade com sites antigos muito maior. Por isso, o risco de não abrir aquele seu site preferido é muito menor.

 

Facilidade de encontrar configurações complicadas


A disposição dos menus no Firefox é mais completa, deixando tudo ao alcance de qualquer usuário, não precisando ser um usuário avançado para poder alterar as configurações. Enquanto no Chrome, além de encontrar os menus, outro problema é conseguir configurar,  pois sua complexidade é maior.

 

Histórico


O histórico do Firefox é mais completo, pois divide o histórico em dias, meses e até anos. Muito mais fácil saber no que você entrou essa semana do que no Chrome, que disponibiliza tudo numa lista só.

 

Maior Segurança nos Downloads


Ao finalizar o download no Firefox, é executado um rastreamento automático de vírus enquanto no Chrome o rastreamento é muito rápido e mais ineficaz. E nos testes em segurança, o Firefox se saiu melhor que o Chrome.

 

Porque o Chrome é melhor que o Firefox?

Google Chrome

 

Praticidade


No Chrome você pode acessar todas as configurações na mesma janela, sem precisar acumular várias janelas e confundir o usuário. O contrário ocorre no Firefox, onde para qualquer coisa que você clicar uma nova janela abre.

 

Velocidade


A velocidade no Chrome ao abrir uma página sem Cache é mais rápida do que no Firefox. Para os usuários que não sabem o que é Cache, quando acessamos um site e o gravamos no histórico, salvamos no nosso navegador um Cache, que permite carregar o site diretamente dele, diminuindo a velocidade.
Um outro ponto é o fato de que o Chrome possui um visual mais limpo, por isso na hora de abrir pela primeira vez, o Chrome é muito mais rápido, enquanto o Firefox demora mais carregando suas configurações e extensões.

 

Downloads


O Chrome, no ínicio do download, abre uma espécie de aba no fim da página permitindo uma visualização mais rápida e um controle maior, diferente do Firefox, que abre uma nova janela.

 

Consumo de memória RAM


O Chrome utiliza a metade do que o console da Mozilla para manter uma aba aberta. Por isso, 4 abas abertas no Chrome equivale a duas no Firefox.

 

Quem é o melhor?

Quem já acompanha o Manual, sabe que nunca respondemos que é o melhor, pois isso não existe. O que fazemos é indicar qual o melhor para cada tipo de usuário.
Nosso resultado indicou que o Firefox é melhor para usuários médios e avançados que pretendem utilizar todas as opções do navegador, enquanto o Chrome, por ter as opções SIMPLES em fácil acesso, através de sua simplicidade, acaba sendo melhor para usuários comuns que apenas querem acessar seus sites e organizar os favoritos basicamente.
O que achou? Gostou e quer compartilhar com os amigos? Curta nossa página no facebook ou assine nosso feed para receber todos os nossos links e poder compartilhar a vontade. Não esqueça de comentar também. Abraços:

Marcelo da Silva Junior – Equipe Manual da Tecnologia




Sobre o Autor

Meu nome é Marcelo, criei esse site com o Lucas há um tempo atrás para poder divulgar minhas ideias sobre os games para o mundo. Após muita pesquisa, anos de trabalho e dedicação, estamos fazendo um ótimo trabalho, e o Manual se tornou uma enorme parte da minha vida.