Você já baixou um arquivo PDF e depois se lamentou ao ver que não dava para editar? Não se preocupe, isso não acontece somente com você. Por isso que iremos explicar nesse tutorial como converter arquivos PDF para DOC, para assim podermos abrir no Microsoft Word e editarmos da maneira que quisermos.

Não sabe o que é PDF? Veja a definição:

PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe em 1993. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham textos e gráficos, sendo que podem ser feitos por qualquer pessoa. Para visualiza-los é necessário aplicativos como o Adobe Reader (Windows, Linux e MAC) e o Foxit Reader (Windows e Linux). É possível gerar arquivos PDF a partir de DOC e PNG, no entanto sua edição após a conclusão do documento é complicada.

Agora que você já sabe o que é PDF, vamos ao tutorial de como converter arquivos PDF para DOC, e assim podermos abrir no Microsoft Word.

 

1º Passo

Iremos utilizar um programa compatível com Windows XP, Vista, 7, 2000, 2003 e até mesmo com o Windows 8. Para isso faça o download do PDF to Word Converter.

Após fazer o download, execute o instalador e assim irá aparecer a imagem abaixo. Siga com a instalação normalmente verificando cada tela que aparecer.

Como converter PDF para DOC 01

Assim você chegará ao momento que o programa estará sendo instalado:

Como converter PDF para DOC 02

Após a instalação terminar, apenas clique em Finish e aguarde o programa iniciar.

 

2º Passo

Agora com o programa já instalado e aberto em nosso computador, selecione o arquivo PDF que desejamos converter para DOC. Para isso, clique no “+” (veja a localização na imagem abaixo) e selecione o arquivo desejado.

Dica: Você pode selecionar vários arquivos de uma só vez. Para fazer isso, apenas repita o processo executado até agora no 2º passo.

Como converter PDF para DOC 03

Selecione agora onde você vai querer que o programa coloque o arquivo DOC, para poder abrir no Microsoft Word. Procure por Outpot Folder (indicado na imagem), clique em Browse e selecione o local. No nosso caso, selecionamos a Área de Trabalho, veja:

Como converter PDF para DOC 04

Siga o @ManualdaTecno no Twitter!

Agora basta clicar em Start Converting Now e esperar que a barra de Progress seja enchida. Após concluir, o próprio programa já abre a pasta que você selecionou para que seja salvo seu arquivo em DOC. Agora basta abrirmos o arquivo no Microsoft Word (2003, 2007 ou 2010) e verificarmos o resultado.

Testamos em diversos tipos de arquivos e verificamos que o programa apresenta algumas pequenas falhas em alguns documentos com muitas imagens. No Microsoft Word ficou um pouco desalinhado em algumas partes do texto. Porém em menos de 5 minutos pode ser corrigindo apenas alinhando simplificadamente o texto pelo Microsoft Word, fazendo com que esse pequeno erro seja insignificante.

Dúvidas? Comente!




Sobre o Autor

Lucas criou o Manual da Tecnologia aos seus 14 anos, em 2009. Atualmente, o mantém muito mais como "hobby", porém de uma maneira profissional, escrevendo sempre o que lhe agrada.