Aprenda a liberar memória RAM no Windows 7

A memória RAM é muito mal administrada pelo Windows, mesmo em sua última versão, o 7. Então, com o passar do tempo o sistema operacional da Microsoft vai acumulando mais e mais memória, sendo que ela acaba se tornando dispensável.

Logicamente, quanto mais RAM o seu sistema consome, mais lento ele fica. Você irá perceber essa queda de velocidade principalmente ao executar programas pesados, como o Adobe Photoshop. Isso ocorre pois um programa pesado exige mais RAM que um mais leve, portanto, ele vai acabar consumindo grande parte de sua memória fazendo o computador travar.

Qualquer computador com Windows 7 (ou até mesmo em versões mais antigas) tem esse problema. Existem três dicas que ajudam a melhorar o desempenho, veja:

  1. Comprando mais pentes: Atualmente, o mínimo para se ter um desempenho satisfatório são 2 GBs de RAM, caso queira melhorar seu desempenho drasticamente, invista em mais pentes (fique atento com os limites da sua placa mãe, se tiver dúvidas, comente).
  2. Executando menos programas: Se o seu computador sofre com lentidão, evite abrir vários programas juntos, como por exemplo: navegador, Word, Power Point, Photoshop e de quebra um editor de vídeo. Ou seja, tente organizar e tentar fazer uma coisa de cada vez.
  3. Liberando memória RAM com programas: A última dica é liberar mais memória RAM através de programas. Essa dica vale tanto para quem tem 1 GB como para quem tem 8 GBs, pois o sistema operacional ajusta quanto ele vai utilizar da memória de acordo com o total, então nunca a mesma quantidade de RAM que o Windows 7 utiliza em uma máquina de 1 GB será a mesma que numa de 8 GBs, porém ambas quantidades serão proporcionais ao tamanho total.

O programa que iremos utilizar para esse procedimento se chama Memory Optmizer Pro (baixar),  ele é compatível com Windows 7,Vista e XP. Após baixa-lo, o instale normalmente e inicie o programa. Vale ressaltar que o instalamos em uma máquina muito simples para podermos ver sua capacidade com apenas 1 GB de RAM, sendo que o sistema operacional é o Windows 7 Home Premium (Aero desativado). No momento da utilização os programas abertos eram apenas o Google Chrome e o próprio otimizador.

Sua utilização é muito simples, logo ao abrir, vemos a tela do programa:

Memory Optimizer Pro


Podemos ver que o Windows 7 está utilizando quase toda a memória, agora vamos clicar em Recover Free Memory. Será pedido que você coloque seu email para ativar gratuitamente o produto. Após, teremos o resultado da otimização:

Memory Optimizer Pro - Resultado


Como podem ver, o programa liberou 482 MB de RAM em uma máquina com 1 GB! Testamos também em uma computador com o mesmo sistema operacional, mas com 4 GBs de RAM, o resultado foi uma liberação de quase 800 MB.

 

Faça o teste em sua máquina e comente com o resultado! Também não deixe de assinar nosso feed e curtir nossa página no Facebook.

Lucas Rezende Tedeschi – Manual da Tecnologia 



Lucas Tedeschi

Sobre Lucas Tedeschi

Lucas criou o Manual da Tecnologia aos seus 14 anos, em 2009. Atualmente, o mantém muito mais como "hobby", porém de uma maneira profissional, escrevendo sempre o que lhe agrada.

2 comentários sobre “Aprenda a liberar memória RAM no Windows 7

Deixe uma resposta