O Manual da Tecnologia ficou inativo por 4 dias, o motivo é que estávamos tentando migrar o site de hospedagem, ou seja, sair da UOL Host e ir para um plano melhor na HostGator. A troca se deve pela lentidão e pelos erros ocorridos por causa da UOL Host, porém ainda estamos utilizando o serviço de hospedagem deles por várias complicações que eles nos trouxeram. Essa postagem é mais um desabafo e pode ser informativa para você que pensa em contratar algum serviço na UOL Host.

Primeiramente, um site não pode ficar 4 dias instável e sem novidades, e o nosso ficou (o que nos deixa extremamente irritados, creio que sabem o quanto nos dedicamos diariamente a este site). A migração para a HostGator foi realizada por mim logo no primeiro dia, porém o banco de dados da UOL estava lento e dando diversos erros, o que gerou uma cópia mal feita do banco de dados e consequentemente o site não foi transferido com sucesso.

Nesse momento que finalizei a migração, o DNS tinha acabado de ir para a HostGator, e como houve um erro o site estava fora do ar, mas por sorte foi durante a madrugada. Explicando melhor, DNS são os endereços que indicam onde o domínio (manualdatecnologia.com) deve buscar os arquivos do site, então o procedimento que fizemos foi simples: copiar os arquivos para a HostGator e pedir (trocando o DNS) para que o domínio fosse buscar os arquivos na nova hospedagem.

Porém, como não havia dado certo, troquei o DNS direcionado para a UOL Host novamente (a troca demora algumas horas para ser realizada) e assim o site ficou online no segundo dia. Meu recurso mais viável era pedir para que o excelente suporte da HostGator tentasse transferir o site, já que a empresa tem mais velocidade na internet e poderia ser mais fácil, e foi, pois eles conseguiram finalizando a transferência no terceiro dia. Assim, pedi a troca do DNS mais uma vez direcionando dessa vez para a HostGator.

Até aí tudo certo, agora é só cancelar a UOL Host… Mas com a UOL não existe “só”, a um mês atrás havia ligado para obter informações sobre o cancelamento, soube que era apenas necessário pedir o cancelamento que a fatura da mensalidade iria ser cancelada (o vencimento é amanhã) e a hospedagem em poucas horas estaria fechada. Só que quando liguei hoje para cancelar, a atendente me fala que são 5 dias para realizar o cancelamento e assim teria de pagar os serviços para o próximo mês, sendo que só utilizaria os 5 dias para eles cancelarem a hospedagem. É claro que não iriamos fazer isso, afinal, pagar uma mensalidade não é nada conveniente e barato.

Resultado: Só foi viável cancelar a HostGator (oferecem até mesmo reembolso) e continuar com a UOL Host por mais algum tempo, pois é a única maneira pagarmos somente o que utilizaremos.

Painel de uma Hospedagem

Gostaria de dizer que a HostGator é excepcional, daqui alguns meses iremos migrar para um plano muito melhor que eles fornecem, assim sendo definitivo. A troca irá deixar o site menos de um dia fora do ar durante a transferência, além de não termos mais tantos problemas. Até lá, infelizmente, teremos de ficar com a UOL Host e aguentar sua lentidão em horários de pico, sem falar no atendimento desqualificado, que sinceramente, parece que contratam pessoas desqualificadas para responder dúvidas complexas, o resultado já nem preciso dizer, não é mesmo?

 

Enfim, para você que pensa em contratar qualquer coisa na UOL Host, está aí minha experiência com eles.

 Lucas Rezende Tedeschi – Manual da Tecnologia


generated in 1.417 seconds. -->