Para quem curte FIFA e todo ano está atento a cada versão diferente do game, é difícil encontrar alguém entre os fãs que não tenha pelo menos experimentado o modo FIFA Ultimate Team. Para quem é novo no game, no entanto, é muito fácil se assustar com a quantidade de informação e possibilidades ao mesmo tempo. Começar é difícil, e o modo não é muito recompensador com quem começa errado. Mas é por isso que o Manual existe: descomplicar o complicado para que você possa aproveitar mais dos seus games.

Até agora, apenas no Ultimate Team, já lançamos tutoriais para você vender e comprar jogadores, e também um guia sobre os aplicativos de ajuda para o seu time (Companion e Web App). Hoje, o tema será sobre os estilos de entrosamento, como eles funcionam e qual aplicar para o seu jogador.

Para isso, vamos desde o comecinho! O que são estilos de entrosamento?

 

 Entendendo o conceito

Ao ver cartas no mercado, ou ao observar seu time inicial, é possível ver que vários jogadores possuem a inscrição BAS abaixo da foto, no menu de formação. Conforme você compra jogadores, verá que alguns terão outras inscrições: SNI, HWK… Cada uma dessas siglas se refere a um estilo de entrosamento diferente.

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Conforme você começa a montar times no FIFA Ultimate Team, você percebe que é essencial criar conexões entre os jogadores, seja por nacionalidade, liga nacional ou clube. Um jogador da Premier se conecta melhor com outro da Premier, enquanto um Francês se conecta bem com outro Francês. Isso cria várias possibilidades de criação de times, e é essencial criar conexões para pelo menos ter um time com química total.  Química é a soma dessas conexões entre os jogadores.

Criar um time com boa química é o primeiro passo do game, mais essencial até que ter bons jogadores. Isso porque o FIFA te recompensa com diversos pontos bônus para jogadores com boa química, e ao mesmo tempo te pune caso você não tenha atingido essa meta. Vamos explicar.

O jogador pode acumular até 10 pontos de química individual, e o time até 100 pontos de química. Esses valores se somam ao bônus do jogador com a seguinte fórmula:

(Química Total do Time * 0.25) + ((Química Total do Jogador * 10) * 0.75).

Basicamente, essa fórmula retornará um valor que reside entre 0 e 100. Caso um jogador bata 50, ele terá os mesmos atributos de sua versão normal que você pode jogar em outros modos do jogo, ou seja, um jogador comum. Caso ele tenha menos, ele vai perdendo pontos de OV percentualmente, quanto mais próximo de zero pior o jogador irá jogar. Ao mesmo tempo, quanto mais pontos ele atingir entre 50 e 100, mais bônus de pontos ele irá conseguir ao iniciar um jogo.

Ou seja, se um jogador tem certos pontos de OV, e ele tem química total, ele irá ter um bônus de +5 ao iniciar a partida. Um jogador com 91 de pace começará com 96, por exemplo, até um máximo de 99 para cada atributo.

Como existem 6 atributos, você ganha +5 para cada tipo de atributo, ou seja, 30 pontos. Escolher um estilo de entrosamento nada mais é do que distribuir esses 30 pontos de bônus nas estatísticas que você considera importante! Ou seja, é essencial para um bom time que seus jogadores possuam estilos de entrosamento para melhorar sua produtividade em campo.

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Escolhendo o melhor estilo

Para comprar cartas de entrosamento, você precisará ir até o menu de transferências, e escolher a opção consumíveis. Lá, você terá acesso a uma imensidão de opções diferentes! Ou seja, qual entre elas escolher para aplicar no seu jogador favorito?

Não se preocupe! Sempre que tiver dúvidas, guarde nosso link e confira pela tabela abaixo:

Nome Pontuação Bônus de Status em caso de jogador com química total
Basic/Básico 1,1,1,1,1,1 +5 Aceleração, +5 Posicionamento, +5 Finalização, +5 Força do Chute, +5 Voleios, +5 Penaltys, +5 Visão, +5 Passe Longo, +5 Passe Curto, +5 Curva, +5 Agilidade, +5 Controle da Bola, +5 Drible, +5 Marcação, +5 Dividida, +5 Carrinho, +5 Pulo, +5 Força
Estilos para Atacantes
Sniper/Franco-Atirador 0,3,0,3,0,0 +10 Posicionamento, +15 Finalização, +10 Voleios, +15 Penaltys, +5 Agilidade, +10 Balanço, +5 Reações, +5 Controle da Bola, +15 Drible
Finisher/Finalizador 0,3,0,0,0,3 +5 Finalização, +15 Força do Chute+15 Chutes Longos, +10 Voleios, +10 Penaltys, +15 Pulo, +10 Força, +10 Aggresion
Deadeye/Firmeza 0,3,3,0,0,0 +10 Posicionamento, +15 Finalização, +10 Força do Chute, +5 Chutes Longos, +5 Penaltys, +5 Visão, +10 Cobranças de Falta, +5 Passe Longo, +15 Passe Curto, +10 Curva
Marksman/Atirador 0,2,0,2,0,2 +10 Posicionamento, +5 Finalização, +10 Força do Chute+10 Chutes Longos+10 Voleios, +5 Penaltys, +5 Agilidade, +5 Reações, +5 Controle da Bola, +5 Drible, +10 Pulo, +5 Força, +5 Agressividade
Hawk/Falcão 2,2,0,0,0,2 +10 Aceleração, +5 Velocidade, +10 Posicionamento, +5 Finalização, +10 Força do Chute+10 Chutes Longos+10 Voleios, +5 Penaltys, +10 Pulo, +5 Força, +10 Agressividade
Estilos para Meio Campistas
Artist/Artista 0,0,3,3,0,0 +15 Visão, +5 Cruzamento, +15 Passe Longo, +10 Passe Curto, +5 Curva, +5 Agilidade, +5 Balanço, +10 Reações, +5 Controle da Bola, +15 Drible
Architect/Arquiteto 0,0,3,0,0,3 +10 Visão, +15 Cruzamento, +5 Cobranças de Falta, +15 Passe Longo, +10 Passe Curto, +5 Curva, +5 Pulo, +15 Força, +10 Agressividade
Powerhouse/Potência 0,0,3,0,3,0 +10 Visão, +5 Cruzamento, +10 Passe Longo, +15 Passe Curto, +10 Curva, +5 Interceptações, +10 Marcação, +15 Dividida, +10 Carrinho
Maestro 0,2,2,2,0,0 +5 Posicionamento, +5 Finalização, +10 Força do Chute+10 Passe Longo+10 Voleios, +5 Visão, +10 Cobranças de Falta, +5 Passe Longo, +10 Passe Curto, +5 Reações, +5 Controle da Bola, +10 Drible
Engine/Motor 2,0,2,2,0,0 +10 Aceleração, +5 Velocidade, +5 Visão, +5 Cruzamento, +10 Cobranças de Falta, +5 Passe Longo, +10 Passe Curto, +5 Curva, +5 Agilidade, +10 Balanço, +5 Reações, +5 Controle da Bola, +10 Drible
Estilos para defensores
Sentinel/Sentinela 0,0,0,0,3,3 +5 Interceptações, +10 Cabeceio, +15 Marcação+15 Dividida+15 Carrinho, +5 Pulo, +15 Força, +10 Agressividade
Guardian/Guardião 0,0,0,3,3,0 +5 Agilidade, +10 Balanço, +5 Reações, +5 Controle da Bola, +15 Drible, +10 Interceptações, +5 Cabeceio, +15 Marcação, +10 Dividida, +10 Carrinho
Gladiator/Gladiador 0,3,0,0,3,0 +15 Posicionamento, +5 Finalização, +10 Força do Chute, +5 Chutes Longos, +10 Interceptações, +15 Cabeceio, +5 Marcação, +10 Dividida, +15 Carrinho
Backbone/Espinha Dorsal 0,0,2,0,2,2 +5 Visão, +5 Cruzamento, +5 Passe Longo, +10 Passe Curto, +5 Curva, +5 Interceptações, +5 Cabeceio, +10 Marcação+10 Dividida+10 Carrinho, +5 Pulo, +10 Força, +5 Agressividade
Anchor/ Âncora 2,0,0,0,2,2 +10 Aceleração, +5 Spring Speed, +5 Interceptações, +10 Cabeceio+10 Marcação+10 Dividida+10 Carrinho+10 Pulo+10 Força+10 Agressividade
Especiais
Hunter/Caçador 3,3,0,0,0,0 +15 Aceleração, +10 Velocidade, +15 Posicionamento, +10 Finalização, +10 Força do Chute, +5 Chutes Longos, +10 Voleios, +15 Penaltys
Catalyst/Catalizador 3,0,3,0,0,0 +15 Aceleração, +10 Velocidade, +15 Visão, +10 Cruzamento, +10 Cobranças de Falta, +5 Passe Longo, +10 Passe Curto, +15 Curva
Shadow/Sombra 3,0,0,0,3,0 +15 Aceleração, +10 Velocidade, +10 Interceptações, +10 Cabeceio, +15 Marcação+15 Dividida+15 Carrinho

Existem também os estilos de química para goleiros. Goleiros são jogadores especiais em todos os sentidos: além de ser a peça fundamental para o sucesso do seu time, possuem valores de habilidade diferentes do que os jogadores comuns.

Ao invés dos tradicionais drible, defesa, entre outros, o goleiro possui 6 atributos: Elasticidade, Manejo, Chute, Reflexos, Velocidade e Posicionamento. Cada um deles é importante para um time diferente de jogador

Estilo de Entrosamento Atributos com ganhos Lógica
Wall/Parede Elasticidade
Manejo
Chute
Opção para goleiros que ao receber a bola, já entram com a reposição rápida para facilitar o contra-ataque
Shield/Escudo Chute
Reflexos
Velocidade
Melhor para o goleiro moderno, aquele que sabe jogar com os pés
Cat/Gato Reflexos
Velocidade
Posicionamento
Bom para os goleiros que desejam ter controle de toda a sua área defensiva
Glove/Luva Elasticidade
Manejo
Posicionamento
Ideal para goleiros clássicos, aqueles que ficam debaixo das traves e defendem chutes a torto e a direito

Analisando pela tabela, é possível perceber que não dá para escolher o melhor entre todos os possíveis. O que podemos fazer, e é o objetivo desse texto, é te ajudar com um guia para decidir qual o melhor para cada tipo de posição e jogador.

Como sempre, estamos disponíveis na nossa seção de comentários, e também na nossa página do Facebook, caso precise conversar com a gente. Fique ligado e até a próxima!