Olá leitores do Manual! Sempre é o Lucas quem posta na seção, mas hoje estou fazendo uma participação especial. Como muitos de vocês sabem, eu e o Lucas criamos o site há dois anos atrás, em uma sociedade, e até agora tem dado muito certo. Por isso, resolvi passar dicas há vocês, blogueiros, que pensam em fundar um blog ou site com seu amigo!

Serão 5 dicas, rápidas mas essenciais. Acompanhe comigo:

 

Paciência com o seu sócio

O principal em uma sociedade é a paciência. Tanto nos negócios, quanto ao relacionamento com o seu parceiro. Querendo ou não, é com ele que você passará a maior parte do seu tempo.

Portanto, é natural que brigas aconteçam. Eu e o Lucas brigamos de vez em quando, sempre por motivos bobos, mas isso é natural quando ficamos conversando com alguém por horas e horas. O importante é separar a amizade dos negócios e nunca se estressar de verdade. Fazer as pazes sempre é essencial.

 

Decisões em Conjunto

O segundo item mais importante é o momento de tomar decisões. O site que criar será dividido meio a meio, e por isso, ambos os sócios têm que tomar todas as decisões em conjunto. Por isso, tudo que for relacionado ao site ou blog tem que ser discutido entre os dois antes de tomar qualquer decisão.

 

Saber ouvir

Você não será o dono do site, e deve saber disso. Por isso, você tem que saber ouvir seu sócio. Suas idéias, projetos e planos, tudo deve ser antes conversado. Se você não souber ouvir, pode desistir do blog.

 

Trabalho em Equipe

Ter um blog é muito difícil e exige tempo e dedicação, mas ter um amigo para facilitar ajuda muito. Mas não adianta nada você ter dois programadores. Assim, ambos irão se preocupar em mexer com o código e não terão tempo para avaliar os textos e responder comentários.

Por isso, divida bem todas as tarefas com seu parceiro. Assim, o trabalho será reduzido, e o tempo que vocês podem passar pesquisando melhorias para o seu site será aumentado.

 

Organização

Como sócio você também dependerá do trabalho do outro para poder crescer.  Por isso, o ideal é fazer antes de cada semana um planejamento, e cumpri-lo rigidamente. Assim, você não precisa ficar cobrando o outro, o que se torna algo muito chato e desgasta a amizade.

 Blog em comunidade


Se seguir esses 5 itens, você conseguirá manter uma boa sociedade. Fazer um blog assim é ótimo.  Você sempre terá alguém que possa te ajudar, para conversar, para dividir os gastos e claro, os lucros. Mas se esse não for o seu negócio, e você quiser fundar o site sozinho, não se esqueça de ler todas as nossas dicas. Também não deixe de assinar nosso feed e curtir nossa página no Facebook. Abraços:

Marcelo da Silva – Equipe Manual da Tecnologia


er Cache -->