Para que seu blog atinja uma qualidade maior, tanto em funcionalidade, quanto na interação com seu público, o que fará com que o leitor se sinta “feliz” ao visitá-lo e volte de novo, mesmo quando ocorre um problema. Além disso, atentarei para detalhes básicos, mas que milhares de blogueiros esquecem.

Vamos então as dicas básicas e alguns detalhes:

Conteúdo original: Você deve produzir seu próprio conteúdo, sem plagiar ou fazer hotlink, o que além de ser crime, e fazer com que a blogosfera o considere mais uma praga que deve ser exterminada, não trará visitação, afinal, as pessoas não querer ver em um blog uma cópia do original, e vai acabar com seu blog, que terá o conteúdo removido se for plágio e você sofrerá as punições legais, previstas em Lei. Crie seu conteúdo.

Ortografia e combinação de fontes e cores: Não escreva errado nem em miguxês/orkutês ou linguagens internetescas, pois além de tornar a leitura insuportável, você será considerado um burro e analfabeto. Além disso, não use cores incomuns para o texto (azul, rosa, vermelho, etc) e não use fontes esquisitas. Uma boa fonte em fundo branco com letras pretas é ótimo. Além disso, qualquer editor de texto tem corretor, e não usá-lo reforça ainda mais sua burrice.

Formulário de contato e email (com proteção contra spammers): Manter uma opção para que o leitor envie sugestões, dicas, alertas, ou comunique problemas em seu blog, etc, é essencial. Você pode estar com um problema em seu blog, ou estar perdendo uma dica e não saber disso, por não apresentar formas para que o leitor comunique-o. Além disso, ofereça um email, para situações em que o formulário não dê suporte e interaja nas redes sociais.

No caso do email, não deixe-o exposto diretamente, pois robôs que coletam emails para spammers vão achá-lo e você irá se entupir de spam. Para resolver isso, coloque uma proteção usando o RECAPTCHA.

Caixa para receber feed por email: Muitos não sabem usar RSS ou preferem receber os posts  por email. Então, se você usa o Feedburner, vá em seu feed e na aba “Publicize”, vá em “Email subscriptions” e ative essa função. Aí pegue o código e deixe essa caixa em um lugar visível. Eu recomendo colocá-la no fim dos posts, onde obtive bons resultados.

BLOG IDEAS

Ícones e botões para compartilhar em redes sociais: Ter opções para os visitantes acharem os perfis nas redes sociais é importante, muitos desistem por não conseguir encontrá-los. Além disso, use botões de compartilhar após os posts (afinal, os conteúdos tem que ser lidos/vistos para que o visitantes compartilhe, e fazê-lo subir a página é extremamente incômodo, pois muitos não conhecem extensões para usar no navegador), e incentive isso neles. Nos botões, não use ícones muito pequenos ou grandes e deixe várias opções.

Widget para redes sociais com contador

Widget simples para RSS, Twitter, Newsletter ou Facebook

Tem um canal no Youtube? Adicione um botão de inscrição no seu blog

Sistema de comentários fácil de usar: Ve você usa o Blogger e não quer esperar as melhorias, recomendo o Intensedebate, Livefyre ou o DISQUS, sistemas sociais, grátis e fáceis de usar. Se você usa o WordPress.org, o sistema é bom mas pode melhorar. Use este plugin anti spam completo. (Precisa de tradutor?).

Interação: Coloque uma enquete, por exemplo, e faça perguntas no fim dos posts, fazendo o leitor participar nos comentários com sua opinião. Responda-os. E nas redes sociais, evite deixar tudo no automático. Dê a cara a tapa.

RSS completo: Não adianta truncar para conseguir mais acessos. O leitor, se já assina o feed, é “fiel”, raramente acessa o blog, e por isso, não é um paraquedista, que clica nos anúncios. Não tenha medo, libere o feed completo.

Atalhos, redirecionamentos: Não deixe seus links de afiliados expostos,  pois muitos trolls ou indivíduos que tem dois neurônios acham que você, por produzir conteúdo na internet, não deve ganhar dinheiro, e por isso, retiram as referências dos links. Use redirecionamentos e livre-se desse problema.

Criar redirecionamentos no Tumblr

Página de erro 404 customizada: Coloque uma caixa de busca, link para a home e posts populares. Você pode ajudar a AACD com isso. AACD 404 - Transforme erros em acertos

Não deixe os anúncios dominarem: O foco de um blog é conteúdo, não as propagandas. Entupir o blog com anúncios berrando, implorando pela atenção, além de indicar que você está desesperado para ganhar alguns centavos, não convertem bem. No AdSense, para otimizar o valor do clique, coloque os anúncios que valem mais no topo (acima da dobra) e diminua o número de blocos, o que evita a diluição dos valores. Funciona!

As dicas aqui passadas foram obtidas através de experiência e pesquisa, e são apenas algumas coisas. Para se ter um blog cada vez melhor, você precisa praticar e pesquisar, até que ele passe uma imagem profissional e gere lucro. Lembre-se: foque-se no conteúdo, apesar de tudo. Muitos blogs tem visual horrível mas fazem sucesso, devido ao conteúdo.

E agora que leu este post, vai corrigir os erros do seu blog, e se souber dicas para aumentar os lucros e acessos, compartilhe nos comentários!


er Cache -->