FIFA 17 está incrível! Com vários modos diferentes para você se divertir no mundo da bola digital, o Ultimate Team veio repaginado,  cheio de novas funcionalidades e maneiras de se divertir, colecionar e jogar com as versões virtuais dos seus jogadores profissionais favoritos do certame.

Como de costume, a maior dificuldade no Ultimate Team é escolher uma formação, um conceito, e por fim escolher entre a míriade de jogadores diferentes qual o melhor para se encaixar na sua formação e no seu budget.

Como o Manual está aqui para descomplicar a vida de todos vocês, vamos montar um guia para que possa comprar e vender jogadores com a tranquilidade de estar fazendo o melhor negócio! Confira:

 

Pesquisar sempre!

O primeiro passo na hora de realizar uma compra de um jogador novo, é fazer uma pesquisa de campo. Vamos usar como exemplo um time da Premier League.

As dicas terão como molde as telas presentes no aplicativo Fut Web App! Caso você não conheça, clique aqui, e verá todas as facilidades presentes no app!

ultimate-team-0

Esse time tem como formação o 3-4-1-2, e conceito Premier League. Nesse momento, identificamos a necessidade de trocar o nosso jogador do meio, Pereyra. O motivo é bem simples.

Nessa formação, os volantes (Henderson e Pereyra, atualmente), ficam com a função de dar combate, chutar a gol a distância e distribuir a bola no meio campo. Vamos analisar as estatisticas de Pereyra:

ultimate-team-1

Para a formação, temos um jogador que tem um bom passe, ótimo para a função de distribuir a bola, mas péssimo em chute e físico para dar combate. Nesse caso, ele fica como uma opção mais indicada para CAM, não para um CM, especialmente nessa formação.

Agora que conseguimos identificar um problema, vamos procurar uma solução! O primeiro passo é adicionar um jogador conceito. Clique no jogador, vá em trocar, e veja a lista de possíveis soluções para essa posição, filtrando sempre usando a naciolidade ou a liga, conforme o conceito do seu time.

ultimate-team-2

Observando a lista, o objetivo é abaixar para até 4 possibilidades diferentes no mercado de transferências. Aqui, ficaremos com Ramsey, Touré, Xhaka e Can.

O próximo passo é procurar cada um desses jogadores, sem filtro de preço, para se ter uma ideia média do valor de cada jogador. Segue abaixo a cotação de cada um deles para a data de 3/11:

Ramsey – 4500 a 5000

Touré – 60000

Xhaka – 2200 a 2700

Can – 1800 a 2200

Observando a lista acima, é necessário colocar os jogadores filtrados de acordo com a perspectiva financeira do seu clube. Nesse caso, como ainda somos um time pequeno, iremos nos ater a Xhaka e Can.

O próximo passo é observar, utilizando a ferramenta do site Futbin (http://www.futbin.com/), os stats reais dos jogadores e o potencial de desvalorização deles. Vamos conferir:

 

EMRE CAN

ultimate-team-3

 

GRANIT XHAKA

ultimate-team-4

Os gráficos acima indicam que ambos os jogadores sofreram grave desvalorização, mas que Xhaka está a mais tempo nivelado próximo aos 2k de coins. Ou seja, adquirir o jogador significa que, em uma venda futura, você não irá perder muito dinheiro! Mesmo assim, Can também parece ter atingido seu valor mais baixo, então não irá perder muito com nenhuma transação.

Agora, o próximo passo é utilizar outra ferramenta, o Futhead, para observar com detalhes os stats do jogador:

 

EMRE CAN

ultimate-team-5

 

GRANIT XHAKA

ultimate-team-6

Ao analisar as estatísticas apenas pelos 6 stats que FIFA nos apresenta, a impressão que dá é a de que Emre Can é um jogador muito mais completo e ‘estável’ para a nossa posição. Com stats medianos em todos os quesitos, seria uma escolha lógica.

Mas é por isso que é importante sempre olhar o futhead antes de escolher um jogador! Cam é bem mais rápido que Xhaka, mas o segundo possui suas habilidades de shooting em shot power e long shots, ou seja, um ótimo chutador de fora da área, uma excelente visão, reações rápidas e uma agressão forte para atacar a bola. Tudo isso é muito mais importante para o que procuramos, um meia central.

Munido dessas informações, definimos agora, com 100% de certeza, que Xhaka será o substituto para a posição de Pereyra!

 

Finalizando a compra

Agora, já que definimos o nosso jogador e sabemos que o preço dele varia de 2200 e 2700, está na hora de escolher qual versão do Xhaka iremos comprar.

Há duas estatísticas que diferenciam o valor de um jogador. São elas o número de contratos restantes, e a presença ou não de um estilo de entrosamento para o jogador. Se quiser saber mais sobre isso, acompanhe o Manual e nossa seção sobre Ultimate Team, pois esse assunto é muito importante para qualquer Fifeiro!

Por 2200, temos apenas uma única opção, a de comprar um Xhaka simples com três contratos:

ultimate-team-7

Pode ser extremamente barato, mas é necessário pensar mais além. Um jogador com 3 contratos terá que com certeza receber um consumível para seguir jogando. Nesse caso, adicione mais 300 coins para conseguir finalizar a transação.

Além disso, um Chemistry stile ajuda muito a performance de um jogador, e isso costuma custar entre 300 a 400 coins. Nesse caso, vamos procurar um Xhaka cujo preço de compra seja 2600:

ultimate-team-8

ultimate-team-9

Temos duas opções bem melhores aqui. Por um preço um pouco mais caro, você pode escolher um jogador com o estilo de entrosamento Motor, por exemplo, ou 24 contratos. Vale o preço, com toda a certeza!

 

Na hora de vender

Para vender seus jogadores, pense em tudo que foi indicado nesse post, mas da maneira contrária. Se você tiver tempo para usar o web app e tentar vender um jogador por várias e várias vezes, é possível colocar um valor um pouco maior do que o de mercado.

Mas há vezes que você quer apenas se livrar do jogador para conseguir comprar uma reposição, ou porque ele jogou tão mal que te deu muita raiva. Nesse caso, a dica é o seguinte! Procure o jogador, veja o número de contratos/estilo de entrosamento que ele tem, e o venda pelo preço mais baixo que achar.

No caso de Xhaka, um jogador com estilo de entrosamento por 2300 irá vender muito rápido!

==||==

Esperamos que, com essas dicas, você se torne de vez um mestre do mercado, e tenha certeza de sempre estar fazendo um bom negócio!

Para mais dicas e tutoriais importantes no mundo do futebol virtual, fique ligado no Manual da Tecnologia! Para conversar diretamente com a gente, é só entrar na nossa página do Facebook. Até a próxima!


ost:'23916',tz:'-3',srv:'manualdatecnologia.com'} ]); _stq.push([ 'clickTrackerInit', '15678779', '23916' ]);