O Especial PES 2015 está bombando! Agora é a vez de passar dicas especiais para o modo mais famoso do simulador da Konami: A querida Liga Master. Com uma engine renovada e finalmente voltando a acertar nas mecânicas do game (confira a análise aqui), PES 2015 traz um modo bem mais simples, apostando apenas no futebol e retirando algumas mecânicas do modo.

Mas mesmo assim, algumas dicas são fundamentais para quem quer jogar a Liga Master e simplesmente ignora alguns passos fundamentais e tão básicos que são fáceis de passarem despercebidos. Não se esqueça, em caso de dúvidas restantes, nos procurar na nossa página no Facebook e perguntar. Responderemos o mais rápido possível!

 

Qual tipo de técnico é você?

pes

Diferente das versões passadas, tanto no 2014 como no 2015 é possível trocar de time e dirigir uma seleção. Essa possibilidade de se criar um plano de carreira gera uma nova capacidade interessante do modo: O role play.

Para mim, o modo não está completo se você não entrar de cabeça na imersão que ele traz. Não adianta apenas jogar as partidas, a diversão da Liga Master é se imaginar como um treinador e criar uma versão de você que te agradaria.

Por quais clubes você queria passar? Quais as suas motivações? Dinheiro, conquista, ou apenas ser o melhor e poder provar isso para todos? Você foi um ex-jogador no passado ou é um dirigente brilhante? Quer dirigir seleções?

Com isso em mente, você poderá ser capaz de decidir com qual tipo de clube deseja começar. Com a criação de ligas de segunda divisão para a maioria das divisões europeias, é possível criar um time inteiro no modo edição e começar com ele desde pequeno.

Ou escolher um time gigante e tentar continuar com o legado dele pela Europa inteira. Saiba também que é muito importante selecionar a liga que deseja. A mais difícil de longe é a Premier League, por contar com muitos times bons. Em contraste, a liga espanhola pode ser uma liga mais fácil.

Querendo ou não, essas decisões iniciais são fundamentais para um aproveitamento decente do modo. Retirando todas as animações do game, se você entrar nele apenas para jogar partidas repetidamente ele se tornará massante em pouco tempo. Por isso, libere sua imaginação, crie um pano de fundo para o seu personagem e faça uma linda carreira europeia!

 

Qual a formação que gosta de utilizar?

10948131_780643688682042_414080244_o

A segunda pergunta mais importante para mim é: Qual o seu estilo de jogo? A graça da premier league é que, com contratações e vendas, você pode moldar qualquer time do game para encaixar direitinho com o seu estilo de jogo.

Quer fazer um Barça contra ataque? Um Real Madrid da posse de bola? Porque não? Por isso, pense antes da primeira janela de transferências nas estratégias que gosta de utilizar, e como você prefere o seu estilo de jogo.

Para mim, você deve analisar se gosta de jogar pelo meio, em contra-ataque, em velocidade ou apostando em jogadas pelas laterais. Cada uma dessas opções obrigará você a contratar jogadores de diferentes tipos, e diferentes posições.

Por isso, assim que começar a sua temporada, vá para o plano de jogo e esboce pelo menos duas formações diferentes, salvando-as logo após para poder alternar entre elas rapidamente. De preferência uma de ataque e uma de defesa. O que nos leva a terceira e última parte desse tutorial.

 

Que jogadores devo contratar?

maxresdefault

Essa é a parte mais diferente de todas as versões da Liga Master já criadas. Dessa vez, é possível saber antes de enviar uma oferta o quanto o time e o jogador vão querer para levar sua proposta em consideração, e até mesmo se vão aceitar ou não.

Embora isso tire um pouco da imprevisibilidade que é o futebol, ao mesmo tempo te dá uma janela de tempo imensa para sentar e preparar o seu time. Lembra do que disse acima sobre preparar sua formação? Com ela pronta, já é possível seguir alguns passos importantes na hora de definir seu time.

O primeiro, tentar vender ou liberar todos os jogadores acima de 32 anos. O salario deles é capaz de segurar um outro jogador, então não vale a pena manter eles no plantel. A manutenção da energia dos jogadores está muito mais forte no PES 2015, já que a stamina da maioria se esgota antes mesmo dos 60 minutos de jogo.

Logo depois, vá para a sua base e veja os jogadores que pretende subir para o time principal. É bem importante também notar a idade deles. Um goleiro OV 63 de 17 anos é melhor para seu time que um goleiro OV 67 de 20 anos, já que a evolução no PES não segue curvas muito diferentes para os jogadores.

Por fim, é a hora de ir ao mercado em busca de preencher posições em que se time se encontra deficiente. Faça uma lista, e tente preencher o máximo possível delas. Lembre-se também de não procurar jogadores pelo OV, mas sim por habilidades especiais e específicas que eles possam ter.

Por exemplo, um MLE de OV 81 pode ser bem melhor que um de OV 85 desde que seus pontos sejam focados em velocidade e drible, por exemplo. Um MLE que constroi seus pontos por chute e forca não é exatamente uma boa opção, já que ele se tornará pesado e ao mesmo tempo você terá opções melhores no meio de campo para finalizar.

 

Galera, é isso. Caso tenham algum comentário a fazer, ou queiram contar sua história, deixe nos comentários logo abaixo ou converse com a gente na nossa página. Um grande abraço a todos vocês e até a próxima!


);