Hoje vamos falar sobre como deixar seu computador mais rápido… Mas espere, não estou falando de dicas fajutas, estou cansado delas também, afinal, elas melhoram muito pouco comparado ao que podemos fazer trocando uma peça (hardware) de nossa máquina.

Quando relacionamos hardware com velocidade, alguns pensam memória RAM, outros vão logo pensar no processador, realmente concordo, esses dois hardwares melhoram e muito a velocidade, principalmente o processador. Mas nos últimos tempos uma nova tecnologia vem aparecendo e que melhora incrivelmente a velocidade de todas as tarefas do PC, estou falando do SSD.

SSD Kingston

Primeiramente, SSD é um hardware de armazenamento que pode substituir o HD (Disco Rígido). Ele trabalha com memória Flash, já o HD convencional IDE e SATA trabalham com sistemas magnéticos.

Resumidamente, o SSD é extremamente mais rápido, pode deixar seu computador até 50x mais rápido e é uma tecnologia muito mais avançada, veja as vantagens do SSD:

  • Acessa os arquivos muito rapidamente, devido a memória Flash;
  • A velocidade de banda é muito maior, chegando a 700MB/s, sendo que um HD dificilmente passa de 300 MB/s.
  • Não tem componentes eletromagnéticos, ou seja, não precisa mover para achar arquivos, sendo mais rápido e silencioso, ao contrário do HD;
  • Consumo de energia reduzido;
  • Menor peso e tamanho;
  • Suporta altas temperaturas.

Em contrapartida, seu preço é muito elevado e o tamanho de armazenamento ainda é baixo. Um SSD de 120Gb chega a custar quase R$ 500,00, enquanto que por esse preço compramos um HD de  2 TB.

 

Afinal, vale a pena investir em um SSD? 

Com certeza, mesmo tendo menos espaço de armazenamento, compensa muito ter um SSD como principal unidade de armazenamento pela velocidade. Ele influencia desde na velocidade de boot como na velocidade em que os jogos são abertos, veja os vídeos abaixo que mostram bem essa diferença:

A superioridade do SSD é nítida, e ainda que nem falamos que sua vida útil é bem maior, devido ao seu funcionamento em Flash ser mais resistente a impactos, comparado com os discos rígidos tradicionais.

Se você está em dúvida em investir nessa tecnologia, eu recomendo que não perca tempo, todo o investimento nessa tecnologia é justificado. Apenas fique atento se sua placa mãe oferecesse suporte a tecnologia.

Algo que podemos recomendar, é utilizar um SSD de no mínimo 64 GB como armazenamento principal, do sistema operacional e programas, e ter um HD com tamanho razoável para armazenamento de arquivos pesados, como filmes, séries e tais coisas.

Intel Smart Response TechnologyPodemos também encontrar modelos de notebooks que utilizam 32GB do SSD para o Intel Smart Responsive, não vamos entrar em detalhes pois essa postagem não tem como objetivo ter um palavreado muito técnico, mas garantimos que essa tecnologia também é válida, ela não chega a ser melhor que um SSDD “literalmente” falando, mas já é um grande avanço em desempenho.

 

É isso leitores, se tem alguma dúvida  ou algo do tipo, comentem! Não deixem de curtir nossa página no Facebook (Saiba as vantagens), além de nos dar +1seguir no Twitter e assinar nosso feed (Saiba o que é e como usar).


'clickTrackerInit', '15678779', '9800' ]);