Ola leitores do Manual da Tecnologia! Como todos sabem, os computadores portáteis, conhecidos como Notebooks, há muito tempo estão substituindo ps PC’s na escolha dos usuários na hora de comprar uma máquina nova. E por isso, o Manual separou uma série de dicas, para você ter em mente e fazer o seu companheiro ganhar uns anos com imensa qualidade de vida.

Leia: Como escolher um notebook de qualidade

Quer receber mais dicas exclusivas e ter acesso ao canal de dúvidas direto com os administradores? Caso tenha Facebook, curta nossa página! Twitter? Siga o Manual. Ou é Google + sua escolha? Então não deixe de dar +1

 

Mobilidade

NotebookA grande vantagem do notebook frente ao desktop é sua mobilidade (Confira um comparativo entre ambos), porém costumo dizer que essa mobilidade só é válida com o notebook desligado. Isso se deve pois geralmente os principais danos relacionados a impactos ou balanços fortes no notebook acontecem no disco rígido, ou HD, como queiram. 

Explicando melhor, o disco rígido é o hardware de armazenamento, ou seja, onde os dados são guardados. Dentro do HD temos vários “discos”, que é onde os dados são armazenados. O problema é que esses discos são fáceis de serem danificados, já  que quando eles estão sendo utilizados para armazenar os dados, eles estão girando, facilitando que se danifiquem em caso de impactos que podem ocorrer enquanto você move seu notebook.

Então, a primeira dica que podemos dar é que evite mover o seu notebook enquanto ele esteja ligado.

 

Refrigeração

A refrigeração de um notebook é ideal, afinal, imagine um desktop, o gabinete já deve dar 4 vezes o tamanho do seu notebook, no mínimo, agora imagine que a maioria das peças que estão dentro do desktop estão aí em seu notebook, mais a tela, teclado, touch pad, webcam e tais coisas. Tudo bem que são feitos hardwares (peças) mais compactas para os portáteis, mas de qualquer modo a refrigeração deve ser muito bem planejada para que tudo ocorra bem. 

notebook-postura-300x187Normalmente a maior saída de ar quente do notebook fica nas laterais da carcaça, agora imagine se essa saída é tampada por algo, como um cobertor  ou travesseiro? Com certeza problemas irão aparecer e você já deve ter lembrado de alguma vez que você fez, ou pensou em fazer algo que tampasse essa saída.

Portanto, a outra dica que damos é sempre cuidar dessa refrigeração, deixando o notebook em um lugar arejado, limpando a saída de ar com um pincel e sem tampa-las, recomendo sempre que ele esteja em uma mesa, e nunca no colo ou em cima de algo maleável, pois pode tampar essas saídas que podem inclusive ser na parte inferior do notebook, então fique atento.

 

 

Limpeza

Comentamos de limpeza agora no parágrafo acima, recomendo também que limpe seu notebook periodicamente. Portanto, pare de ser preguiçoso, compre um pano especial para o notebook, e limpe esporadicamente a tela, o teclado, e o vão que fica entre a tela e o teclado, pois geralmente ali é um lugar onde se acumula MUITA poeira. Sem esquecer das saídas de ar, onde não existe nada como um bom pincel para remover a poeira.

 

Quedas e impactos

Tudo bem, eu sei que é óbvio, mas não poderíamos deixar de fora. Se o seu notebook cair de uma altura considerável ou até mesmo estando a um palmo do chão, trate de ficar preocupado, pois como todo eletrônico ele também é sensível.

O que recomendamos é sempre que não estiver utilizando, o guardar em alguma pasta específica para ele, veja esse modelo de exemplo.

 

Cuidados com a parte lógica: Sistema Operacional

Agora vamos falar sobre os cuidados que você deve ter em relação a parte lógica do seu notebook. Você deve fazer uso de limpadores (Recomendo: CCleaner), desfragmentar o disco no mínimo uma vez por mês e tomar cuidados de segurança, que para isso, recomendamos que você leia esse artigo: Como se proteger das ameaças virtuais.

Cuidar do notebook

Sim, pode parecer infantil, a princípio, recomendar que você limpe o seu notebook. Mas me fale então, caro leitor, quando foi a última vez que você limpou seu amigo? Pois bem, o faça, e siga algumas recomendações simples.

 

Bom leitores, é isso. Espero que tenham gostado, e de coração, cuidem bem de seus notebooks. Abraços, e até a próxima seção de dicas!


ar js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=284792224959570&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));