Ter um notebook hoje em dia é algo essencial, o utilizamos para acessar a internet, redes sociais, criar documentos, etc. O mercado está muito em alta e acaba oferecendo diversos modelos de notebooks confundindo o consumidor na hora da compra, por isso vamos passar dicas de como escolher um notebook de qualidade que seja ideal para você, sendo que no fim da postagem você também poderá ver algumas recomendações.

Vale ressaltar que já publicamos dicas de como escolher um tablet de qualidade e de como escolher um smartphone de qualidade que seguem o mesmo padrão dessa postagem, ou seja, com dicas e recomendações para você não errar na hora da compra. 

Voltando ao tema da postagem, para comprar um notebook você deve pensar em diversos fatores, o primeiro deles é para que você irá utiliza-lo. Se você é um usuário comum que precisa acessar seu email, redes sociais, acompanhar diversos sites, gerenciar documentos no Office ou instalar programas leves, um notebook simples já basta para você, mas caso você seja um usuário avançado e necessite de um notebook para jogos ou programas avançados de edição de vídeos, imagens, etc, você necessitará de algo mais potente. Vamos te ajudar em ambos os casos:

 

O que analisar ao escolher um notebook

Você deve analisar os seguintes fatores na hora da compra: 

  • A marca é o primeiro ponto ao analisar em um notebook, as que recomendamos são: Acer, Asus, Samsung, Sony, HP, Lenovo, CCE, LG, Apple e Dell. Existem outras marcas que também podem ter um ou dois modelos de qualidade, porém analisando por dentro os aparelhos vemos que qualquer notebook de alguma dessas marcas que recomendamos vão ser confiáveis e robustos.
  • O tamanho da tela e a resolução também é muito importante na hora da compra, se você é um usuário comum uma tela LED de 14″ com uma resolução de 1024 x 768 já será o ideal, porém para um usuário avançado será necessário no mínimo uma resolução maior, como de 1280 x 800 ou maior.
  • Como escolher um notebook de qualidade A bateria de um notebook é outro aspecto que influencia muito no preço e na qualidade do aparelho. Com uma bateria ruim você terá de recarregar seu notebook diversas vezes a mais do que se tivesse gastado um pouco a mais na hora da compra, sem comentar o fato de que ao recarregar mais vezes, você irá consumir mais energia. Na hora da escolha, recomendo que tente achar na descrição ou perguntar para o vendedor o tempo de duração, que deve ser de no mínimo 2 horas.
  • Um cuidado a ser tomado com o teclado é se ele é brasileiro, pois as teclas podem mudar em caso de um notebook internacional, por isso, procure teclados ABNT-2.
  • Verifique se ele tem suporte a leitor e gravador de CD e DVD, algo obrigatório em notebooks atuais.
  • Atualmente um notebook deve ter, no mínimo, conexões físicas para: rede, HDMI, 3 portas USB, VGA, fone de ouvido e microfone. Já para outras conexões, ele deve ter suporte a Wi-Fi e, caso utilize, bluetooth.
  • Em relação ao hardware, o notebook deve ter simplificadamente falando (não iremos entrar em valores técnicos ou novas tecnologias, como os discos rígidos SSD, em caso de dúvidas em relação a algum notebook, comente que entraremos nesses valores), no mínimo: memória RAM de 4GB, processador Intel Core (i3, i5 ou i7) da segunda geração ou AMD Quad Core e um disco rígido de 250 GB.

 

 Porque evitar notebooks 3D ou da marca Positivo

Uma dúvida que pode surgir entre os usuários é sobre o dispositivo  3D disponível em novos notebooks, tiramos essa dúvida nessa postagem: Vale a pena comprar um notebook 3D?. Já sobre os notebooks Positivo o que podemos dizer é que seu hardware é fraco comparado as demais marcas. Recebemos diversos comentários criticando os notebooks Positivo e ao pesquisar em assistências técnicas, o que mais ouvimos é uma reclamação contra a Positivo, dizendo que vários modelos vão para conserto sendo que o problema é quase sempre no hardware. Portanto tome cuidado, um preço atraente e uma boa quantidade de RAM nem sempre podem ser a melhor a opção para compra.

 

Recomendações

Ao contrário da postagem sobre tablets e smartphones, dessa vez iremos fazer as recomendações de uma maneira diferente, vamos classificar por preço em ordem crescente os notebooks. Logicamente esses preços podem variar de acordo com a loja e com o dia que você está lendo essa postagem, por isso atualizaremos a cada 6 meses o post com novas recomendações.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que você pode encontrar diversos modelos em outras lojas, para isso confira nossa postagem: Conheça os melhores sites para fazer compras.

Obs: Atualizado em Dez/2012

 

Notebook Samsung 300E4A-BD3 com Intel® Core™ i3 2310M, 2GB, 320GB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, Webcam, LED 14” e Windows 7

Samsung i3

 

Notebook HP Pavilion G4-2216BR com AMD Vision A6-4400M, 4GB, 500GB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, AMD Radeon HD 7520G, LED 14″ e Windows 8 

HP Pavillion

 

Notebook Asus A45A-VX165H com Intel® Core™ i5 3210M, 6GB, 500GB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, LED 14” e Windows 8

Notebook Asus

 

Avell Titanium B153 D5HL

Avell

MacBook Air Apple MD231BZ/A com Intel® Core™ i5 Dual Core, 4GB, 128GB SSD, Leitor de Cartão, Wireless, Bluetooth 4.0, LED 13.3″ e Mac OS X Lion +iLife

Macbook

 

 

São essas nossas recomendações, logicamente existem mais modelos excelentes no mercado, portanto, caso esteja esteja com alguma dúvida ou queira colocar sua opinião, comente! Também não deixe de assinar nosso feed e curtir nossa página no Facebook