Olá leitores do Manual da Tecnologia! Continuando nossa seção Guia Virtual: Qual comprar?, hoje vamos falar dos aparelhos DVDs. Aparelhos esses que trazem grandes dúvidas aos consumidores na hora da compra, afinal, quem nunca teve alguma surpresa negativa com seu DVD? Como aquelas onde ele não roda arquivos do pendrive ou de determinada mídia. 

Para isso que estamos aqui, vamos te ajudar a ver todos os pequenos detalhes na hora da compra para que você não tenha nenhuma surpresa durante a utilização. 

 

Para que eu quero um aparelho DVD?

Assistir filmes. Ok, disso já sabemos! Mas brincadeiras a parte, estamos falando se você necessita de um DVD que leia BluRay, que tenha suporte a diversos formatos, que ele reproduza através da porta USB e outros recursos desse tipo.

Portanto, vamos dividir em alguns tópicos o artigo, leia atentamente cada um pois explicaremos os recursos que os aparelhos fornecem e para que servem cada um!

Aparelho-de-DVD-SONY-PN-DVP-SR200PB - Cópia

 

Mídias Compatíveis

Um DVD tradicional lê, no mínimo, os seguintes formatos: DVD-ROM, DVD/CD Dual Disc, DVD+RW/+R/+R(DL)/-RW/-R/- R(DL), 8cm DVD+RW/+R/+R(DL)/-RW/-R/-R(DL), CD-ROM/-R/-RW, 8cm VCD, SVCD.

Você precisa de mais algum? Geralmente é pedido o BluRay, mas nesse caso, recomendamos que você compre um leitor BluRay (que roda os formatos acima de DVD), porém, o preço é muito superior. Em breve faremos uma postagem comentando sobre como escolher um aparelho BluRay, então, fique de olho!

hd-dvd-bluray

 

Formatos de leitura

O aparelho DVD deve servir para que você rode filmes, visualize imagens e rode discos de músicas, certo? Portanto, ele deve ter, no mínimo, os seguintes formatos: Xvid, MPEG-1, MP4; MP3, WMA, AAC, LPCM; JPEG. 

Certifique-se de que o aparelho tenha esses formatos. Lembrando que quanto mais, maior será sua compatibilidade, e consequentemente seu preço!

 

Conexões

Computador.porta.USB

O DVD deve, obrigatoriamente, fornecer as saídas para Vídeo Composto e Áudio (Digital Coaxial e a Analógica)! E dê preferência a aparelhos que
tenham a saída HDMI, afinal, a qualidade da imagem é muito superior e praticamente todas as TVs (Saiba como escolher uma TV de qualidade) fornecem essa opção. 

Sabemos que a tecnologia HDMI encarece o dispositivo, mas é válido esse investimento. Caso opte por não ter esse recurso, no tópico abaixo você verá um pequeno detalhe para conseguir algo de qualidade, mesmo sem o HDMI.

Outro ponto que você deve verificar é se tem disponível a conexão USB, para que você possa colocar um arquivo no pendrive ou smartphone, e conseguir executá-lo em seu aparelho DVD, o que hoje em dia é muito comum e útil, certo?

 

Resolução de vídeo

Acima recomendamos que o aparelho tenha saída HDMI, então, a resolução de vídeo deve ser, obrigatoriamente, de 1080p. Porém, caso você opte um aparelho sem o HDMI, certifique-se de que tenha as resoluções de 720p, 1080i e de 1080p. Isso vai garantir uma qualidade boa de imagem, que chegará perto do HDMI.

 

Demais Funções

Os aparelhos DVDs fornecem algumas funções interessantes, porém, algumas se não tiver no DVD deixa sua experiência como ele bem cansativa. Portanto, preparamos uma pequena lista com algumas funções que você deve dar preferência na hora da escolha, veja:

  • Memoriza última cena: Marca o lugar onde você parou ao desligar o DVD, para continuar depois;
  • Menu de funções: Por incrível que pareça, encontramos DVDs sem esse menu, ou seja, sem opção nenhuma. Então, certifique-se de que o modelo desejado tenha esse menu, para garantir o mínimo de opções para a sua configuração.
  • Zoom: Deve ser de no mínimo 4x. Útil para ser compatível com diversas TVs, pois algumas pode ser necessário remover as “barras pretas” da mídia em execução.

As demais funções que ele fornecer, são bônus, mas lembre-se, quanto mais, melhor. Porém, o preço também encarece, então, não deixe de pensar no custo x benefício.

 

Mas e em relação a marca do DVD?

Para finalizar, vamos falar das marcas. Sony e Philips são as mais recomendadas! Ambas apresentam conteúdo de qualidade com uma boa durabilidade.  

Sony-Logo

Antigamente tínhamos mais marcas consagradas no mercado, porém, os consoles de videogames vem trazendo as funções dos aparelhos DVDs, fazendo com que esse mercado caia cada vez mais. Então, essa é uma outra dica que podemos deixar, se o seu console já tem todas as funções do DVD, e geralmente ainda tem a opção do HDMI, será que é necessário um aparelho DVD? Pense bem nessa questão.

 

Concluindo, escolher um DVD é simples, não é? Mas caso ainda tenha restado alguma dúvida, comente que o ajudaremos na escolha! Também não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: FacebookTwitter e no Google +.


erated by WP-Super-Cache on 2017-09-02 16:57:06 -->