Leitores, mais um post de dicas para te ajudar no PES 2013! Se tem um grave problema na hora de contratar um jogador, é saber se ele realmente é bom ou não. A única medida que se é usada é o valor de OV, mas será que só isso realmente é o suficiente?

Vamos conferir mais maneiras de acertar na contratação!

 

Antes de continuar, você já conferiu a Especial PES 2014 e a Especial FIFA 14? Se ainda não, depois dê uma conferida! Todas as notícias, entrevistas, trailers e artigos estão lá! 

 

Medidores gerais de Habilidade

O principal fator ao se analisar um jogador não é seu OV, mas sim sua média de habilidade geral. Vou dar um exemplo pensando na hora de contratar um lateral.

Vamos supor que existam dois laterais muitos bons, ambos com 86 de habilidade, mas o primeiro tem A como velocidade, B na técnica, C no físico e D como Resistência, e o segundo C como técnica, C como velocidade, B como físico e B na resistência. Qual dos dois você escolheria?

comparativo-laterais

Agora é a hora de analisar seu time e ver a sua maneira de jogar. Você prefere laterais que ajudam o ataque, ou que seguram as pontas na defesa? Nesse caso, dependendo do seu time, você optaria por um jogador ou outro.

Isso porque, se você quiser laterais que ajudam no ataque, você irá optar pelo primeiro com A em velocidade e B na técnica, já se você quiser laterais que seguram mais, você irá optar o segundo, com B em físico e B na resistência.

Isso é ainda mais definitivo que OV. Afinal, um MLG de 80, com destaque em passe e drible se daria muito melhor em um time de controle de bola do que um MLG de OV 100 com um físico e uma resistência alta.

 

Habilidades

Dar uma olhada na lista de habilidades é realmente muito bom! Afinal, um meio campo com um OV mais baixo que o outro pode ter uma grande vantagem se apresentar a habilidade de chute de fora da área, por exemplo.

O grande segredo é analisar bem os jogadores, mas principalmente, procurar jogadores jovens que tenham essas habilidades e evoluam rapidamente, pois eles valerão muito no futuro!

Imagem Ilustrativa (PES 2013) | Fonte: Index Criativo
Imagem Ilustrativa (PES 2013) | Fonte: Index Criativo

 

Posições

Uma outra coisa que conta bastante é o número de posições em que o jogador é proficiente.

Contratar um MAT que seja bom no chute e no drible e seja CA e SA também é uma ótima medida, já que ele poderá jogar em várias posições e pode ajudar seu time em caso de lesões ou cansaço, não ficando limitado a uma única posição e fazendo seu dinheiro valer mais a pena.

 

Constituição física

E por fim, dê uma olhada na constituição física do jogador. Por mais que um zagueiro tenha um alto OV e seja bom em defesa, se ele for pequeno e magro, terá pouca força e ainda por cima não conseguirá te proteger das bolas aéreas!

Portanto, fique atento a altura e ao peso do jogador, para ter certeza que o jogador no qual você está investindo seja realmente de qualidade.

PES-2013-Rumo-ao-estrelato

 

O que achou dessas dicas? Gostou? Você leva em consideração outros fatores também? Está com dúvida se o jogador é o certo para seu time? Comente e deixe sua opinião abaixo!

Também fique ligado para mais dicas e dê uma olhada nessas:

Quer ficar por dentro de tudo  o que acontece no mundo dos Games? Então curta o Manual no Facebook, no Google + e no Twitter