Pokémon Go foi lançado no Brasil há cerca de 24 horas e a população já está indo a loucura! Pessoas se aglomerando nas chamadas PokéLures, ou correndo atrás de bichinhos raros, são eventos que agora se tornaram corriqueiros de se ver. Por isso, as chances são grandes que, você leitor, possui este jogo, que já está disponível para Android e iOS.

O jogo é mesmo excelente, e dispensa elogios, mas que no entanto vem com um empecilho bastante complicado: O jogo consome muita bateria. O aplicativo praticamente tem todos os pontos que fazem um aplicativo drenar as horas úteis do seu aparelho: geolocalização, realidade aumentada, uso da câmera e sons do aparelho.

Para tentar amenizar esse problema, fizemos alguns testes simples sobre como economizar bateria enquanto joga Pokémon GO e vamos compartilhar eles com vocês, confira!

 

Ative o modo Battery Saver no próprio jogo

A primeira dica é ativar o próprio modo de economia de bateria do jogo. Diversos jogadores ainda não sabem que o game tem essa opção, afinal, com tantos pokémons a solta, não sobra tempo para analisar mais a fundo o app.

Para ativar a função, clique na sua pokebola e depois vá em Settings para ativar o Battery Saver.

Battery Saver Pokémon GO

 

Desative a opção “ar” ao capturar Pokémon

Quando você estiver sentindo a emoção de capturar um pokémon com o seu smartphone, no canto direito superior da tela, terá uma opção chamada AR. Desative ela.

Você verá o pokémon em um ambiente estilo o do desenho, sabemos que esse recurso tira um pouco da graça do momento, mas economiza, e muito, a sua bateria, dispensando o uso da câmera.

AR Pokémon GO

 

Desative conexões dispensáveis do aparelho

O Pokemon GO precisa apenas de uma conexão com a internet e a localização ativa para funcionar, então, fique de olho se o seu Bluetooth está desativado, assim como o NFC e outras conexões do aparelho.

Está usando o 3G ou 4G? Desative o Wi-fi, e vice versa.

Redes Pokémon GO

 

Ative o modo de economia de bateria do smartphone

Tanto no iOS como no Android, nas configurações e depois em Bateria, tem opções de economia de energia. Ela ajuda muito a economizar bateria e é extremamente útil durante a jogatina.

O seu modo de funcionamento varia muito de aparelho para aparelho, porém, geralmente é garantido que ele irá desativar todas as conexões e localização, o que impossibilitará de jogar o game. Nesse caso, basta ativar o modo e ativar novamente a internet e a localização para que o jogo funcione corretamente.

Mesmo reativando esses recursos, a economia vai se encarregar de controlar os ânimos do resto do aparelho, ajudando a economizar bateria.

Obs: Em aparelhos mais fracos, pode acontecer uma queda de desempenho.

Bateria Pokémon GO

 

Abaixe o brilho de tela

Essa dica é a mais óbvia, e funciona para qualquer situação em que você deseja economizar bateria para o seu celular: Diminua o brilho da tela e desative a função de brilho automático.

Ao reduzir ao máximo que puder, irá eliminar um dos principais vilões da bateria do seu smartphone. Esse recurso geralmente está disponível nas configurações, na seção Tela.

Screenshot_2016-08-04-22-34-16

 

Desative sons e vibração do game

Mais uma dica que envolve as configurações do app! Na mesma tela onde você pode colocar o jogo em modo de economia de energia, você também pode desativar os funções e a função de vibrar do game. Isso é muito útil porque, numa situação ao ar livre, dificilmente você manterá o som alto o suficiente para alguém ouvir, não é mesmo?

Desativando-o, você elimina a necessidade do game de processar essas informações, e consequentemente a bateria.

Music Vibration Pokémon GO

 

Dica exclusiva para Android

Desative a sincronização automática do Android enquanto joga

Essa dica é apenas para Android. O sistema da Google tem que sincronizar rapidamente todos os apps do aparelho para poder criar as notificações. Se esse recurso for desativado, você não as receberá mais até ativa-las novamente, o que pode ser uma boa saída para quando você está jogando Pokémon GO.

Para desativa-las momentaneamente, vá nas Configurações e procure alguma opção relacionada a Contas e/ou Sincronização. Dentro dela, desative a Sincronização automática de dados.

Só não esqueça de ativar novamente depois, certo?

Sincronização Pokémon GO

 

E aí, curtiu? Sabe de mais alguma dica? Comente!