Já falamos aqui nas demais postagem dessa categoria sobre o trabalho e a dedicação que se deve ter ao administrar um blog. Além de organizarmos a sua aparência, configura-lo, otimiza-lo em relação ao SEO, responder comentários, entre outras atividades, devemos deixar um tempo livre para fazer o que realmente leva um blog ou site ao sucesso: postagens.

No início do Manual da Tecnologia a equipe estava animada e postava três, quatro posts por dia, mas logo depois de um mês já desanimava e eram 3 posts por semana, após um certo tempo já voltava a mais de uma postagem por dia. Obviamente isso não é o correto, não é mesmo?

A principal coisa que aprendi é que as postagens são responsáveis por 70% de um site. Mas de nada adianta postar conteúdo de qualidade sem ter uma frequência, citei no parágrafo anterior uma experiência própria sobre isso, essa irregularidade foi um dos principais motivos para demorarmos alguns meses a mais para fazer sucesso e conseguir leitores fieis.

Atualmente, postamos no mínimo 6 postagens por semana, ou seja, podemos apenas deixar um dia na semana sem postagem. Isso faz com que o leitor entre todos os dias em busca de novidades, gerando um fluxo constante.

Aprenda a frequência para atualizar seu blog

Agora poderá vira pergunta: Mas porque 6? Não seria melhor 7? A questão é que também somos humanos (rs) e existem dias que mesmo com diversas pessoas na equipe não conseguimos publicar, principalmente quando a quantidade de comentários é grande. Mas esse um dia na semana não deixa de sermos regulares e, como já disse, faz existir uma regularidade.

Existem semanas que publicamos cerca de 12 postagens, isso se deve pelo nosso nicho, tecnologia. Existem semanas com muitas novidades, já outras com quase nenhuma, por isso pode existir semanas “irregulares”, mas sempre quando somos irregulares postamos MAIS que o normal, o que acaba se tornando um ponto positivo.

 

Mas afinal, qual a frequência ideal para meu blog?

A resposta varia, nós estudamos mas mesmo assim temos tempo para cuidar do site, confesso que chegam a ser 5 horas por dia, ou seja, um verdadeiro emprego. Porém isso não indica que você terá que ter o mesmo desempenho, pois como disse, nosso nicho é a tecnologia, que exige constante atualização. Já se seu blog fala sobre outros assuntos como futebol, por exemplo, postar apenas depois de cada rodada e quando tiver notícias importantes é o necessário. 

A questão é avaliar o tempo que você tem disponível e manter uma REGULARIDADE, pois assim você consegue fazer com que o próprio leitor saiba com que frequência acessar seu blog, conseguindo mais facilmente leitores fieis devido a organização.

 

 

Concluindo, com postagens de qualidade (falaremos mais sobre isso na próxima postagem) sendo postadas com regularidade seu blog irá longe. Você também deve levar em conta que quantidade não é melhor que qualidade, portanto existem casos que compensa publicar 3 posts por semana de qualidade do que 10 sem qualidade.

Se tiver dúvidas, ou quiser saber quantos posts posts por semana recomendamos para seu blog, comente! Também não deixe de assinar nosso feed e curtir nossa página no Facebook!

Lucas Reende Tedeschi – Manual da Tecnologia

 




Sobre o Autor

Lucas Tedeschi

Lucas criou o Manual da Tecnologia aos seus 14 anos, em 2009. Atualmente, o mantém muito mais como "hobby", porém de uma maneira profissional, escrevendo sempre o que lhe agrada.