FIFA 14 oferece vários modos interessantes. Mas o mais complexo e cheio de opções com certeza é o Manager Mode. Por isso, como sempre a cada edição, trouxemos uma postagem com diversas dicas para você se transformar no melhor treinador de todos os tempos!

Para não alongar demais, algumas seções que deveria estar na postagem serão jogadas para outro post. Será o caso de como arrumar a formação do seu time, que como é um tema muito complexo, faremos em outra postagem.

Não se esqueçam também de que o Manual é um lugar para você tirar suas dúvidas. Então se mesmo depois de todo o nosso texto ainda sobraram dúvidas em sua cabeça, é só comentar logo abaixo ou mandar-nos uma mensagem na nossa página no Facebook que responderemos! 

Escolhendo seu time

A primeira coisa a se fazer é pensar em qual tipo de carreira você vai querer. Aqui no Manual separamos vários tipos para você escolher, e daremos algumas dicas dependendo do seu nível para cada uma delas.

130452-fifa-14-980

Se você é novo no game, é mais fácil você escolher um time grande cuja formação você já esteja acostumado. Se você gosta de uma formação ofensiva no 4-3-3, é uma excelente ideia começar no PSG, por exemplo.

Caso se considere intermediário, pode escolher duas coisas. Ou um time médio, como o Everton, por exemplo, e fazê-lo um dos grandes em algumas temporadas, ou um reestruturação completa em um time grande, como tentar um 4-4-2 no Real Madrid sem a desconfiança da torcida e com resultados.

Mas caso queira algo mais complicado, a melhor das opções sempre será escolher um time de segunda divisão em qualquer das competições que ofereçam a modalidade. Seu objetivo é subir o time para a primeira divisão e fazê-lo grande antes de procurar outros desafios.

E tem também o modo impossível. Já tentou subir um time da 4ª divisão inglesa para o topo?

Começo de Temporada

Ao chegar no seu clube, a primeira coisa que você deve fazer é checar se há jogadores emprestados, além dos contratos. É bom renovar os contratos que já estão acabando agora, principalmente de jogadores titulares. Eles podem se valorizar durante a temporada e pedir valores maiores no final do ano.

Depois, é a hora de escolher formações. A recomendação aqui é criar 5 formações diferentes, cada uma para um intuito:

    • A primeira formação é a do seu time titular, como entrará na maioria das partidas.
    • Crie uma outra para quando estiver ganhando a partida e quiser administrar o resultado, jogando o time mais para a defesa.
    • Crie uma para quando estiver perdendo, abrindo espaços e jogando o time para o ataque. Ideal para fins de partida.
    • Crie uma formação para jogar no contra ataque, principalmente contra equipes maiores.
    • E por fim, uma formação reserva, de preferência com outra tática. É a formação de emergência, ideal para quando tudo estiver dando errado na partida e você não sabe o que está acontecendo.

 

FIFA 14

O porque de fazer 5 formações? Porque esse é o número que FIFA oferece para você customizar cinco formações rápidas para a sua equipe. É possível trocar antes do início da partida e com um simples toque no direcional no menu de pausa, então é ideal que você faça isso!

Depois, vá no seu orçamento da temporada. Veja a distribuição de dinheiro para salários e contratações. Caso esteja sobrando muito de salário para o seu time, você pode jogar mais dinheiro para a parte das contratações e tentar novos jogadores!

Falando nisso…

Contratações

Agora é a hora de pensar em novas contratações para o seu time. Após arrumar a formação, o ideal é vender ou dispensar jogadores que não farão parte do seu esquema tático. Eu por exemplo jogo no 4-5-1 com dois meio campos centralizados, logo, não há porque manter volantes na minha equipe.

Depois, procure por posições fracas no seu time titular. Tente nivelar o time inteiro numa mesma meta, como 70 de OV para times pequenos ou 85 para grandes. Então, veja as posições titulares que faltam jogadores desse calibre e procure ter um time inteiro forte. Uma equipe equilibrada é melhor do que um time fraco com um super craque no elenco.

Então, se mesmo depois de tudo isso sobrar uma graninha, procure por posições que não tenham nenhum reserva. É ideal que para toda posição você tenha pelo menos um reserva!

Como procurar por jogadores? Ai vem a próxima dica!

Global Transfer Network

Uma das novidades para esse FIFA foi a implementação do Global Transfer Network. Embora esse tema necessite de uma postagem separada, resumiremos algumas dicas principais aqui para depois um post completo no final!

130412-fifa-14-980

Com o Global Transfer Network você deve procurar por jogadores em diferentes ligas no mundo inteiro. Por isso, fique atento com o que você está procurando. Se quer zagueiros fortes e meio campos de defesa, procure na Itália. Jogadores rápidos e meias laterais, na Inglaterra. E por aí vai.

Você pode refinar sua busca por vários quesitos. O principal é a idade. Se quiser algum remédio rápido para uma posição por uma temporada, é ideal contratar um veterano que seja muito bom. Embora ele irá necessitar de algum rodízio, se mostrará eficiente para seu time nos jogos importantes e você não precisará encostá-lo depois, já que contratos assim duram 1 ano apenas.

Além disso, refina também as características do jogador. Se gosta de meia atacantes que sejam criadores de jogadas, procure pela posição e depois pela característica. Assim, as chances são muito maiores de achar o jogador que procura.

Por fim, nunca se esqueça que quanto mais caro o Scout, mais rápido seus relatórios chegarão e mais precisos também.

Preparações finais

Antes de começar a temporada, de um rodízio no time para ver a qualidade de todos os seus jogadores. Talvez aquele reserva com um OV menor seja mais eficiente que outro titular. Procure conhecer todos os jogadores do seu time, sabendo que os amistosos de pré-temporada são os jogos ideais para isso!

130427-fifa-14-980

Além disso, já comece a rodar Scouts para criar seu time de base. É importante ter pelo menos um Scout no país onde o seu clube joga, já que ter mais titulares da nacionalidade da liga influência na possibilidade deles serem leais ao seu time no futuro.

Faça isso de acordo com o dinheiro que seu time te liberar na temporada, afinal, isso é de extrema importância! Não gaste tudo no início da temporada, já que você não sabe o que pode acontecer com o seu time até a metade! Lesões e outros problemas, como jogadores importantes pedindo para sair, podem quebrar todo o seu esquema. Esteja preparado!

Primeira Temporada

Enquanto joga a primeira temporada, seu objetivo é conhecer o seu time, criar uma base que seja a sua cara e se possível tentar pelo menos um título. Não fique preocupado em ganhar tudo no começo.

Enquanto estiver jogando, tente ao máximo criar um time titular. Isso faz com que seus principais jogadores ganhem títulos individuais se valorizando e também maiores chances deles renovarem o contrato. Afinal, se sentindo titulares eles terão menos motivos para abandonar a equipe, e deixarão essa decisão nas suas mãos.

Nas contratações de meia temporada, tente apenas contratar em posições nas quais estejam realmente faltando jogadores. Não gaste tudo agora, já que você não sabe em qual posição terminará no final.

Segunda Temporada em diante

Agora, a cada vez que você iniciar um manager mode, siga todos os passos já descritos. Veja os contratos, procure jogadores, atualize informações. Se fizer esse trabalho no começo, as chances de resultados excelentes no final são muito maiores!

Não se esqueça de subir jogadores da base da temporada anterior que tenham algum futuro. Os que não te agradarem, libere sem dó. É importante renovar o time a cada temporada!

Não se esqueça de liberar jogadores que você não esteja utilizando, afinal, não há motivo para manter um esquenta banco no time. 

130424-fifa-14-980

Transferências para outro time e seleções

Caso esteja cansado do seu time, uma boa ideia é transferir-se para outro. Mas é ideal fazer isso sempre no começo de temporada, afinal, é muito ruim pegar um time que esteja com um trabalho já iniciado e atualizá-lo para o seu. Além disso, os times que te chamam no meio da temporada podem e muito provavelmente estarão em uma situação complicada.

Não se preocupe se tiver que ficar na inatividade por um tempo antes de achar um trabalho que lhe agrade. Isso é normal, e recomendável. Afinal, não adianta nada jogar um jogo se você ir para equipes que estejam totalmente fora do seu foco e estilo de jogo – A não ser que goste desse tipo de desafio.

Além disso, é extremamente recomendável que se for trocar de time, troque para um time de outra liga. Se você ir para outra equipe, principalmente equipes rivais, pode notar um pouco de resiliência da sua torcida em campo, nos jornais, e partidas complicadas contra sua antiga equipe. As chances de fracasso são maiores.

Seleções nacionais são completamente opcionais. Elas não influenciarão na sua carreira, mas é uma boa aceitar. Caso você não queira perder tempo, pense que uma dica é simular todos os jogos amistosos e se preocupar apenas com as competições. Mas caso for iniciar um trabalho com uma seleção, é recomendável que você estude o time e crie aquelas formações já citadas!

fifa14_2

Dicas gerais

  • Tente trabalhar em equipe. Manter a posse de bola no seu time, por exemplo, pode facilitar o trabalho em equipe e elevar a moral de todos os seus jogadores.
  • Não corte a boa fase dos seus jogadores. Se eles estiverem com boas partidas, e uma moral alta, é uma boa dar chances para ele no time titular. Da mesma forma, deixe no banco jogadores que estejam em má fase por algumas partidas!
  • Fique atento aos relatórios dos jogadores! O OV não é importante, por exemplo, se quer um jogador rápido, um jogador com OV 63 pode ser melhor que um de OV 65 com habilidades em físico, por exemplo!
  • Fique de olho sempre no índice de desenvolvimento das habilidades de sua equipe! Afinal, não há muito sentido manter jogador que não evolui!
  • Caso queira saber sobre a estratégia da sua equipe, e como alterá-la, teremos uma postagem especialmente sobre isso!
  • Tente jogar em seleções com muitos jogadores da sua equipe. Assim, você pode poupá-los em algumas partidas e evitar lesões graves, por exemplo.
  • Não use as entrevistas para elogiar demais um jogador. A moral do mesmo pode se elevar, mas isso fará com que os outros se sintam inferiores e desçam de moral!
  • Cuidado com a imprensa. Se falar mal do outro time e perder, por exemplo, a moral dos seus jogadores cairá muito! Ao mesmo tempo, se o elogiar e tiver uma ótima performance, a moral subirá bastante.
  • Por fim, não se esqueça da dica mais importante! Se divirta, e qualquer dúvida, pergunte para nós!

 

Fique ligado para mais dicas de FIFA 14, além de se inscrever no nosso canal do Youtube para mais dicas e gameplays!  Até a próxima!

About The Author

Meu nome é Marcelo, criei esse site com o Lucas há um tempo atrás para poder divulgar minhas ideias sobre os games para o mundo. Após muita pesquisa, anos de trabalho e dedicação, estamos fazendo um ótimo trabalho, e o Manual se tornou uma enorme parte da minha vida.

17 Responses

  1. Daniel Rodrigues Lima

    Não estou conseguindo ir para outro time no meu fifa14, oq eu faço??

    Responder
  2. Vagner

    Gente e no fifa 14 para ps2 tem como treinar uma seleção? E o tal de pontos para desbloquear extras no game?

    Responder
  3. quinho68

    Bom texto. Tem limite de contratação de jogadores que faltam 6 meses para o fim do contrato? Contratei três e agora os demais não aparecem a opção para serem contratados.

    Responder
  4. joabe

    eu posso jogar com um time e com uma seleção ao mesmo tempo no manager??

    Responder
  5. Eduardo Filho

    Quando você pede emprego em um outro time, você é transferido automaticamente ou só ao final da temporada? Outra dúvida que tenho é se o jogo tem um limite de temporadas totais, por exemplo, quando você chega em 15 temporadas ele acaba e você precisa começar tudo do zero.

    Abraço a todos

    Responder
  6. Bertlei

    Ola,gostaria de saber em qual nivel de populariedade o tecnico é convidado para uma seleção

    Responder
  7. Leonardo

    Pessoal, tudo bem?

    Muito boa a matéria, parabéns!

    Eu comprei o FIFA 2014 essa semana e não consigo entrar direito no modo manager, depois que salvei.
    Só aparece o item CONTINUAR CARREIRA, mas não acho um que eu coloque para selecionar qual carreira eu quero entrar. Podem me ajudar com esse pergunta simples?

    Obrigado e abraços

    Leonardo

    Responder
    • Lucas

      Vai na parte de jogar e la tem a opção carregar carreira ai vc escolhe qual vai querer.

      Responder
    • Matheus

      cara , é só vc ir no modo carreira e com o r3 do ps3 mover para o lado e vai aparecer nova carreira ou carregar carreira

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.