Olá leitores do Manual da Tecnologia! Hoje se fala muito de DLC, do mal da DLC, de quando vou comprar uma nova DLC, mas nem todos sabem o que significa esse termo. Pensando nisso, o Manual resolveu trazer para vocês um guia sobre isso, e trazer nossa opinião sobre o tema.

Antes de conferir a matéria, para ter acesso a conteúdo exclusivo e ao canal de dúvidas, porque não curtir a página do ManualSeguir o Manual no Twitter ou dar +1 no Google +?

 

O que são DLC

Primeiramente, é necessário entender o que são DLC. DLC significa Downloadable Content, que em português fica Conteúdo Baixável. DLC é um conteúdo que expande um jogo, ou seja, adiciona mais fases ou qualquer outro tipo de bônus para um game em questão.

Isso varia desde novas quests em jogos de RPG, novos mapas de multiplayer em First Person Shooter e novas armas, roupas e golpes em jogos de luta. Por um começo, parece lindo, mas…

 

DLC é pago!

Sim leitor! Os únicos games que trazem DLC gratuitos são aqueles que trazem apenas conteúdo que atualiza o game, não traz nada novo, como Pro Evolution Soccer. O preço de uma DLC nos Estados Unidos não é caro. O Problema é na hora de converter isso para o Brasil.

Vamos usar como exemplo Call of Duty. A última DLC lançada para Modern Warfare três custava, na Live, 1200 Microsoft points. 800 MP se acha em lojas numa média de R$ 25,00. A DLC adicionava apenas 5 mapas, e para isso você precisava pagar essa quantia imensa, para um jogo que você já adquiriu.

DLC

 

Entra então o dilema

O ponto principal do ódio aos DLC’s é isso! Porque vou pagar mais para ter um jogo que já adquiri? Não faz sentido! E o problema, esses jogadores estão certos. Poucos DLC’s no mercado realmente adicionam coisas novas.

O exemplo mais marcante foi a DLC Undead Nightmare, do Red Dead Redemption, que realmente acrescentava coisas novas e deixava o jogo muito mais interessante. Agora, mapas, roupas, acessórios, fazer o código para isso é fácil, e as empresas realmente, além de não adicionar e mudar o game para experiências verdadeiramente novas, enfiam a faca nos seus consumidores.

 

Opinião 

O Manual reclama muito dos jogadores que fazem a pirataria, mas também não deixaremos as empresas de lado. Os jogadores que fazem o certo ainda tem que sofrer comprando os pedaços de seu game favorito.

Sem contar quando empresas como a Netherealm ou a Capcom fazem palhaçadas imensas. O que dizer de Mortal Kombat Komplet Edition, que trazia todas as mil DLC’s do game em um único disco?

O que você acha das DLC’s Leitor?

[poll id=”30″]

Não se esqueçam de deixar sua opinião. Abraços, e até a próxima!

Marcelo da Silva – Equipe Manual da Tecnologia