Ao termos um tablet ou um smartphone podemos fazer muito mais que simplesmente telefonar. Funções como acessar a internet, jogar, editar planilhas, entre outras são tarefas comuns nesses aparelhos, mas para executá-las são exigidos melhores hardwares, assim sendo comparados até com os de notebooks ou até mesmo desktops, um desses hardwares é o processador.

O processador é o que garante a velocidade que as tarefas no tablet ou smartphone são realizadas. Sempre existiu o processador nos antigos celulares, porém como já dissemos, atualmente as tarefas são muito mais complexas e exigem processadores potentes. Mas afinal, você conhece os processadores para tablets e smartphones? É sobre isso que iremos tratar na postagem de hoje.

 

ARM: Líder absoluta

A ARM domina o mercado de processadores para eletrônicos portáteis, podendo ser desde uma simples calculadora até os avançados tablets. Atualmente ele é utilizado em tablets de grande marcas, como Samsung, LG e Apple, sendo responsável por cerca de 95% de todos os tablets e smartphones do mercado.

Apple utiliza processadores ARM

Uma característica que não poderiamos deixar de falar é que ARM é uma arquitetura, ou seja, concorrente do x86 e x64 utilizados em desktops e notebooks.

Obivamente, por serem diferentes elas não são compatíveis binariamente falando, o que, por exemplo, torna impossível a execução de um sistema oepracional como o Windows 7 em um aparelho com ARM.

Os processadores x86 e x64 são melhores em relação ao desempenho, mas não são utilizados em aparelhos portáteis por causa do aquecimento e do consumo de energia. Embora atualmente a tecnologia ARM vem se desenvolvendo bastante chegando perto dos demias processadores em relação ao desempenho.

 

 

Intel e AMD: Elas entrarão na briga?

A Intel é famosa quando falamos de processadores, assim como a AMD. Atualmente a Intel conta com o Atom (originalmente desenvolvido para netbooks) para tablets, porém para smartphones a história já é outra.

Já a AMD já deixou claro que não entrará no mercado de processadores para smartphones e tablets.

Processador

Concluindo, podemos perceber que a ARM domina o mercado e com propriedade, pois seus processadores equilibram o desempenho com a economia, sendo ideal para dispositivos poráteis. Em relação a Intel e AMD, se quiserem realmente entrar no mercado, terão de vir com ótimos processadores assim comoparcerias de peso com marcas famosas, como a Samsung, Nokia, Apple, etc.

E você, o que acha dos processadores para smartphones e tablets? Comente! Também não deixe de assinar nosso feed e curtir nossa página no Facebook.

Lucas Rezende Tedeschi – Manual da Tecnologia