Está chegando o melhor momento do ano! Aquele em que os novos jogos de futebol chegam as prateleiras das lojas! Pro Evolution Soccer, o concorrente da Konami, já está disponível em diversas plataformas. Calma, ele terá seu momento e seu conteúdo especial. Calma porque hoje é dia de FIFA! Mais especialmente, da Demo de FIFA 17!

Hoje (27/09) é a data do lançamento de FIFA no exterior e nas lojas online dos consoles (no Brasil o game sai daqui uma semana). Para comemorar e fazer você se animar ainda mais para o game, vamos fazer uma análise especial da Demo do game, testada no PS4!

 

Jogabilidade totalmente renovada

O primeiro e mais importante ponto a se notar sobre a Demo com certeza é a jogabilidade. Como dissemos no post onde resumimos as notícias sobre o game, FIFA 17 foi concebido com uma engine diferente: agora, ele é feito em Frostbite, a mesma engine dos games Battlefield.

A lógica foi a seguinte: Esse ano, será lançado o novo modo do game, The Journey. Para isso, é necessário ter um motor gráfico capaz de reproduzir personagens e movimentos humanos, para as cutscenes do game.

Anteriormente, FIFA era criado com uma engine própria, feita para as simulações de futebol. Nesse caso, primeiro criava-se a jogabilidade, e depois adaptava-se esse módulo para lidar também com as expressões faciais dos jogadores. Agora, o game segue o caminho reverso: a engine foi adaptada para conseguir simular a física de uma partida de futebol.

fifa-17-gameplay

O resultado é brilhante: há muitos anos não se via uma mudança tão grande que justificasse a compra de uma nova edição do game. A física da bola está totalmente repaginada, a física de contato também está, o que permite interação mais realista entre os jogadores em campo, e principalmente, muitas mudanças na inteligência artifical nesse ano.

As mudanças vieram principalmente no meio campo dessa vez. Agora, o posicionamento dos jogadores para receber o passe e se livrar da marcação é o equivalente a se unir a um outro amigo e disputar partidas em equipe. É muito divertido imaginar uma jogada e ver ela finalmente saindo como deveria.

A mudança mais brusca, e talvez a mais difícil de se acostumar, é a remodelação das jogadas paradas. A cobrança de pênalty está completamente bizarra: é possível posicionar o jogador antes da batida, mas há muito mais em jogo do que simplesmente acertar a barrinha verde. A cobrança de escanteio agora é guiada: você indica onde quer que a bola caia, e ela irá cair lá, a força indicará só a potência do cruzamento. Já as faltas são batidas agora em uma câmera cinematográfica, mas para entender novamente força e direção da bola para cobrar faltas com perigo é algo que eu terei que refazer os treinamentos até entender.

Por fim, os mini games antes de cada partida podem ser jogados em dupla. Alguns são até mesmo mais divertidos que a própria partida em si, fazendo você perder vários minutos antes de jogar a partida efetivamente.

 

‘A Jornada’

Além das partidas, o modo também traz uma partida de exemplo do que seria o novo modo do game, The Journey. Se você não sabe o que é, se quiser, confira o link abaixo!

Novidades FIFA 17 – Confira tudo que já saiu sobre o game

Acredite, estar na pele de um jogador de futebol é muito melhor do que parece. Atendendo aos rumores e mostrando uma forma de criação mais parecida com o que vemos no já aclamado Nba2K, o game te põe na pele de Alex Hunter, um menino inglês que tenta fazer sua história na Premier League.

Participando de uma partida por Manchester United, é possível ver diversos brilhos do game. Ver Mourinho te chamando para a partida, discutir táticas com o assistente técnico e marcar um gol controlando apenas seu jogador são sensações muito, muito diferentes do que já estamos acostumados com FIFA.

fifa-17-journey

 

Quase um jogo completo

A demo conta com incríveis 12 times!! Real Madrid, Bayern Munich, Manchester City, Manchester United, Chelsea, Tigres, Gamba Osaka, Seattle Sounders, PSG, Lyon, Inter de Milão e Juventus.

Ou seja, basicamente metade dos times que você mais vai usar no game já estão disponíveis! Nada como juntar o seu grupo de amigos e experimentar o jogo no modo mais nostálgico de se jogar futebol digital.

fifa-teams

A Demo já está disponível para os principais consoles e o PC, e você tem ainda uma semana até o lançamento para curtir. O que está esperando?

O game receberá uma análise completa algumas semanas depois do lançamento oficial. Fique ligado para novidades e dicas, como sempre costumamos fazer aqui no Manual da Tecnologia!